A Tarefa Sobre Minivolei
Por: anacarolb • 2/9/2020 • Dissertação • 548 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
NOME COMPLETO: Ana Carolina Batita | DATA: 31/05/2020 |
PÓLO: UAB - Boa Esperança | DISCIPLINA: Iniciação ao Voleibol |
TUTOR E PROFESSORA: Rodrigo de Magalhães Vianna |
[pic 1][pic 2]
ATIVIDADE
Levando em consideração as fases do Mini-vôlei, e a sequência proposta por Bojikian e Bojikian (2012), apresente uma proposta de exercícios que desenvolva uma das fases dos Mini-vôlei, seguindo toda sequência de etapas defendida por Bojikian, no ensino do voleibol.
A proposta será direcionada para alunos da 2º fase, sendo assim as atividades visam atingir alunos com idade entre 10 e 12 anos com o objetivo de desenvolver habilidades tais como:
- Capacidade espaço-temporal ;
- Habilidades motoras adaptadas ao voleibol;
- Combinação das habilidades desenvolvidas na etapa anterior ;
- Familiarização com a quadra e a rede, mesmo que não sejam nas medidas oficiais;
- Atividades com lançamento da bola por baixo e por cima da rede;
- Jogos adaptados sobre a rede.
Durante esta fase, o objetivo do trabalho é o alcance dos gestos técnicos básicos: saque por baixo, manchete, toque e ataque em toque. Procura-se o aperfeiçoamento da manchete para uma possível situação de defesa e para a recepção do saque. Na preparação física, se introduz os saltos, agilidade e flexibilidade, favorecendo o processo de aprendizagem do bloqueio e do ataque. Nesta fase o mini jogo pode ser 3x3, sem se atentar as regras, o senso de coletividade é a principal intenção. Coloca-se o ataque com e sem salto, aperfeiçoamento do levantamento, diferentes variações de ataque e de habilidades de defesa com queda, com contínua preparação física. Jogo preferencialmente 3x3. Campo de Jogo: 9 x 4,5 metros. Altura da rede (ou corda): 2,10 metros. Os materiais a serem utilizados neta fase incluem data show, bolas, colchonetes, bastões (para trabalho de flexibilidade), rede e quadra.
Desta forma podemos utilizar como primeiro item da sequencia de aprendizagem aspectos de conscientização corporal e habilidades motoras especificas, primeiramente com sessões de alongamentos e treinos de flexibilidade e mobilidade com a utilização de bastões. Para o mergulho teremos atividades de rolamento no colchonete e posteriormente formando duplas para que um aluno lance a bola enquanto o outro recebe com mergulho no colchonete. Para velocidade e reação podemos utilizar a seguinte atividade: De pé e dispersos pelo espaço de aula, os alunos deverão experimentar a transferência do peso de seu corpo para os calcanhares e para a ponta dos pés, realizando uma leve flexão das pernas, simulando sentar-se em uma cadeira imaginária e a largada para uma prova de natação, por exemplo. Estes deverão perceber um ligeiro desequilíbrio de seus corpos para frente e para trás. Para agilidade um circuito de mini cones lado a lado para que os alunos corram entre eles sem encostar os pés nos mesmos.
...