AS BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
Por: Ton Ferreira • 16/4/2018 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
PORTFÓLIO DA DISCIPLINA DE BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
WELTON JOSE FERREIRA, 8007334
EDUCAÇÃO FíSiCA BACHAREL
Curitiba – PR
2018
RESPOSTAS DAS QUESTÕES ENCONTRADAS NO PEGE DA DISCIPLINA
01-
A. O ATP é uma molécula responsável pela energia química do corpo, serve para a realização de qualquer trabalho interno ou externo.
B. Sistema anairóbio alático, anairóbio lático e sistema aeróbio.
C. O sistema anaeróbio alático podemos citar a prova dos 100 metros no atletismo, já o sistema anaeróbio lático podemos citar os 400 metros no atletismo, já no sistema aeróbio temos os exercícios prolongados como maratonas.
02-
No repouso, aproximadamente cerca de 65% da energia é obtida a partir das gorduras e cerca de 35% dos carboidratos.
03-
Devido a diminuição das reservas de glicogénio hepático e muscular, como também a diminuição da glicose sanguínea. A baixa concentração de glicogênio muscular está associada a queda do desempenho.
A perda de agua e eletrons. O aumento da temperatura corporal e cansaço e abatimento físico.
04-
No componente rápido de recuperação, o consumo de oxigênio supre as necessidades de energia após o término do exercício para refazer o oxigênio que estava na mioglobina muscular e na hemoglobina sanguínea; fornecer oxigênio para a musculatura respiratória e cardíaca que está consumindo oxigênio em um ritmo acima do consumo durante o repouso; fornecer oxigênio para restaurar as reservas de pc que foram depletadas durante o exercício.
Já no componente lento, o consumo de oxigênio acima daquele utilizado no repouso é fundamental para fornecer oxigênio para a musculatura respiratória e cardíaca que está em ritmo de trabalho mais intenso quando comparado com o repouso; redistribuição iônica; ajustar às demandas de oxigênio devido a uma atividade metabólica mais alta; contribuir para o fornecimento de energia devido ao aumento das atividades da bomba de sodio e potassio; ressíntese de glicogênio, oxidação do ácido lático.
05 -
São necessários 48 horas para a recuperação total.
06 - pressão arterial sistólica é a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo após a sístole ventricular. Já a pressão arterial diastólica é a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Durante o exercício quanto maior a intensidade menor o tempo da sístole e da diástole.
07 -
Fração de ejeção é o percentual relativo a quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejeta a cada sístole. O aumento durante o exercício é devido a intensidade do exercício aumenta, é
necessário maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e
nutrientes necessários às células musculares que estão sendo
utilizadas durante o exercício.
...