AS DIVERSAS DIMENSÕES DAS PESSOAS
Por: DillDorval • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
1. Introdução
O presente estudo pretende discorrer sobre a compreensão das diversas dimensões da pessoa, refletindo sobre a importância e significado de cada uma dessas dimensões e ainda analisar a relação entre o estudo e as próprias implicações humanas do conhecimento adquirido.
2. Quais são as dimensões da pessoa?
Dimensão Biológica
Inicialmente podemos afirmar que dimensão biológica é sinônimo de corpo, parte esta que interage diretamente com o mundo e atrai para si e para os outros interesses de produção e consumo.
Quando materializamos a palavra corpo, visualizamos sob um olhar capitalista um aparelho que necessita de manutenção permanente, que não permite “defeitos”, devendo estar sempre apto e adequado aos padrões pré-estabelecidos.
São tantos apelos à perfeição que funcionam como uma hipnose, determinando a felicidade ou não do indivíduo que não atende aos clamores da mídia, da moda, e de toda gama de informação a que tem acesso o ser social. Chegam ao cúmulo de tornarem-se visões bizarras e mutiladas na busca do padrão de beleza “ideal”.
“Cada parte ferida de um corpo é a pista para uma causa maior e profunda, um sinal a ser lido e decodificado. Diz-se que as catedrais são livros de pedra. Nós somos livros de carne. Vivemos o que somos”.
Evaristo Eduardo de Miranda
Dimensão Psíquica
A alma, a essência do ser, que o torna único. Transcende ao corpo, as emoções aos desejos, ao saber.
A dimensão psíquica é a esfera das sensações, dos estados de ânimo, dos sentimentos instintivos, dos instintos, desejos, afetos. A estes se acrescentam os dotes intelectuais do homem, os padrões de comportamento adquiridos, as marcas provenientes da sociedade. Em suma, as cognições e emoções. As três dimensões do homem
Fonte: Elisabeth Lukas, Lehrbuch der Logotherapie – Internet – consulta efetuada em 07.03.2014. http://blogdaafa.blogspot.com.br/2008/03/as-trs-dimenses-do-homem.html.
Apesar de a ciência levar a crer que sejamos constituídos de pequena porcentagem de essência e complementados como um recheio pela herança hereditária e a influencia social, esquece de considerar o ser em sua totalidade, único, exclusivo, sui generis, singular.
“Há o homem três coisas: 1° o corpo ou ser material análogo aos dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2° a alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo; 3° o laço que une a alma ao corpo, principio intermediário entre a matéria e o espírito.” Allan Kardec – O Livro dos Espíritos – p.14
E ai fica a indagação: - Como contatar essa essência? E a introspecção nos dá a resposta, através da meditação e reflexão, em um autoconhecimento do seu modo de pensar e agir. Descobrir a si mesmo.
E então nos enxergamos com virtudes e defeitos e num flerte passamos a nos aceitar como somos,
...