ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES – APS PESQUISA: EDUAÇÃO FISICA E O ADOLESCENTE
Por: Haroldo Jhonatha • 6/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 4.502 Palavras (19 Páginas) • 395 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPUS- MANAUS – AM
EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA
ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES – APS
PESQUISA: EDUAÇÃO FISICA E O ADOLESCENTE
MANAUS – AM
2018
ACSA DE ALMEIDA PIRES
ANDREZA BARROS LEITÃO
EDILMA CAMPELO DE OLIVEIRA
HAROLDO JHONATHA SANTOS DE OLIVEIRA
LUZIA DOS SANTOS GALVÃO NETA
ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES – APS
PESQUISA: EDUAÇÃO FISICA E O ADOLESCENTE
Trabalho apresentado para a obtenção de nota na disciplina de APS, ministrada pela professora Miriam Travassos, do curso de Educação Física, turno matutino 4º e 5º período, na Universidade Paulista – Campus – Manaus – Amazonas.
MANAUS – AM
2018
SUMARIO
- Introdução .............................................................................................................4
- Pcn’s do Ensino Médio sobre Educação Física .....................................................5
- Artigos sobre o Adolescente ..................................................................................6
- Educação Física no Ensino Médio Para o Adolescente
- Motivação na Escola .......................................................................................10 7
- Educação física no Ensino Médio: Motivos que Levam as Alunas a não Gostarem de Participar das Aulas ........................................................................................12 9
- Metodologia ................................................................................................... 12 9
- O adolescente e o mundo do trabalho ................................................................. 13 10
- Conclusão ............................................................................................................. 15 12
- Referencias Bibliografias ...................................................................................... 16 13
Introdução
Neste trabalho abordaremos a escola para o adolescente, nos aspectos sociais, físicos, emocionais e psicológicos que influenciam a convivência em sociedade, relatando através de pesquisas, artigos científicos e etc. a visão dos adolescentes sobre a Educação Física escolar no Ensino Médio. Buscando aprender e entender qual a maior motivação dos mesmos para participarem das aulas, quais os motivos que levam a não participação das aulas de Educação Física.
Também serão abordadas algumas formas de se trabalhar a Educação Física no Ensino Médio com um resumo dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Como e quais são os métodos utilizados para se trabalhar a educação física no Ensino Médio e o que cada aluno pensa ou pensou ao ter essa aula.
Pcn’s do Ensino Médio sobre Educação Física
O professor de educação física do ensino médio precisa superar alguns obstáculos, o primeiro que podemos pontuar é que nessa fase o professor lidará com alunos na fase da puberdade, outro ponto é a questão da disciplina que por vezes é desacreditada e colocada como segundo plano no ambiente escolar.
Também é nessa fase escolar que podemos notar uma evasão dos alunos e por vezes aqueles que participam é de forma recreativa, sem o compromisso com os conhecimentos. O desinteresse desses alunos é por desconhecimento, o professor deverá despertar o interesse desse aluno, agregando novos conhecimentos e que irão contribuir para a sua formação.
O ensino médio deve ser a continuidade do ensino fundamental, mas a realidade escolar no que se refere à disciplina de educação física é uma repetição e limitação de temas já estudados, dessa forma o ensino se torna enfadonho.
Não se pode deixar de lado a relação aluno-professor, em algumas situações essa relação se transforma em aluno-treinador, com isso deixa de lado um grande grupo de alunos para atender apenas uma pequena demanda, potencializando aqueles alunos que já apresentam habilidades.
O maior desafio do professor é elaborar atividades que envolvam os alunos, alunos estes que são expostos a diversas formas de informações, é preciso um planejamento bem elaborado e que vá de encontro com a realidade social dos alunos.
Dentro de sua formação o professor de educação física adquire habilidades e competências, mas na escola isso acaba sendo podado, não potencializando o seu profissional.
Um ponto a ressaltar é a questão da educação física sendo facultativo no ensino noturno, normalmente os alunos desse turno já são jovens e adultos, a maioria já trabalha e alguns até mesmo já são pais e mães, com isso o senso comum concluí que não é viável práticas esportivas, exercícios físicos ou qualquer atividade que fará com que o aluno exerça algum esforço, no entanto é de nosso conhecimento que atividades físicas traz benefícios não só apenas no físico mais também no mental, é claro que sem exageros na hora da atividade.
É papel do professor estimular seus alunos exercendo o papel de mediador e viabilizando para seus alunos que este momento é para a aprendizagem, que na hora da educação física também estamos nos comunicando, uma comunicação corporal, de acordo com o PCN “é com o corpo que somos capazes de ver, ouvir, falar, perceber, e sentir coisas.
No entanto essa comunicação corporal às vezes é deixada de lado, pois quando o aluno diz que não quer participar da aula o seu corpo também demonstra que não a mesmo interesse, nessa situação o professor poderia intervir e questionar o que está acontecendo para assim proporcionar uma atividade adequada para este aluno.
O que se espera do aluno do ensino médio é uma ampla compreensão e atuação das manifestações da cultura corporal.
Artigos sobre o Adolescente
De acordo com a organização mundial de saúde (OMS) a adolescência é identificada como o período de crescimento e desenvolvimento humano que ocorre depois da infância e antes da idade adulta, o que ocorre entre as idades de 10 aos 19 anos. A segunda infância é marcada por diversas transições criticas e é caracterizado pelo ritmo enorme no crescimento. Os processos biológicos conduzem muitos aspectos deste crescimento e desenvolvimento, o inicio da puberdade marca essa passagem que ocorre da infância para a adolescência. O processo biológico é quase universal, o que diferencia são as características da duração, o que varia ao longo do tempo de acordo com os estudos feitos sobre o assunto, as culturas e situações socioeconômicas entre outras mudanças que os adolescentes vem presenciando ao longo deste século assim como, as mudanças e atitudes em relação ao comportamento sexual.
...