APS PESQUISA DE MERCADO
Por: KioScene • 5/11/2018 • Projeto de pesquisa • 2.935 Palavras (12 Páginas) • 500 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
VID:
ALEX REIS COSTA
BRUNO SAMARCO
CAIO AUGUSTO
GUSTAVO PIMENTAL
MARCELO LEITE
APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Hamburgada do Bem
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
2 DEFINIÇÃO DO ASSUNTO............................................................................
2.1 TEMA
2..2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
3 OBJETIVOS GERAIS
3.1 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS – PESQUISA DE MERCADO
4 JUSTIFICATIVA
5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
6 HÍPOTESE
7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8 METODOLOGIA
9 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
Os dados abaixo que foram coletados pelo grupo despertaram o nosso interesse e dúvida em um aspecto importantíssimo, que é sobre a divulgação da ONG Hamburgada do Bem.
2. DEFINIÇÃO DO ASSUNTO
Escolhemos o nicho de divulgação da ONG por ser um dos pontos fracos que nós identificamos, talvez o mais visível. Por meio de uma pesquisa e análise descritas abaixo, nós pretendemos decodifica-los e apresentar uma solução para a fraqueza encontrada por nós.
2.1 TEMA
Divulgação da causa social, dos serviços e dos eventos realizados pela ONG Hamburgada do Bem.
2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Nosso foco será direcionado para divulgação de todas as informações e eventos realizados pela ONG Hamburgada do Bem, mas de forma que mostre a falta de divulgação presencial, isto é, em palestras ou entrega de panfletos em locais adequados para atrair doadores.
3. OBJETIVOS GERAIS
Buscar dados sobre a instituição, compilar e entende-los, para poder propor novos caminhos e ideias para aumentar o número de doadores e voluntários da ONG, aumentando também o número de crianças atendidas.
Com os dados em mãos, utiliza-los para melhorar o serviço prestado pela mesma.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS – PESQUISA DE MERCADO
Realizar a busca de dados secundários disponíveis no mercado e na internet, recolhendo e decodificando-os para futuras respostas. Conhecer tudo sobre a ONG Hamburgada do Bem, o que inclui visita-los em um evento realizado por eles no dia 27/10/18, tendo a oportunidade de fazer perguntas para os fundadores e demais participantes do evento, por meio de questionários previamente produzidos por nós e amostragem de forma aleatória. Com isto tudo pronto, analisar o resultado das questões respondidas e preparar nosso próprio pequeno evento, no qual prevemos realizar divulgação presencial em uma escola (INDEFINIDA E DATA INDEFINIDA).
4. JUSTIFICATIVA
Hamburgada do Bem é uma ONG relativamente grande e com muitos pontos positivos na sua estrutura organizacional, incluindo em sua comunicação com o mundo ao seu redor. Fato é que o foco da divulgação da instituição e seus eventos ocorre na parte digital, no site institucional e em redes sociais, como Facebook.
Com isso dito, nós percebemos que a ação de divulgação presencial não está no nível da digital, sendo assim, nossa intenção é intensificar e ir direto ao ponto de divulgação da ONG. A escolha de problema é tentar fortalecer o marketing presencial.
5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Por que o alcance dos doadores e voluntários vem forte pelas redes sociais, mas não tem um apelo parecido na parte presencial? Qual o motivo da falta de divulgação na rua, escolas e faculdades, já que aparentam ser locais apropriados para o mesmo?
6. HÍPOTESE
É possível imaginar que a falta de comunicação de marketing com o mundo físico possa ser falta da interesse da própria instituição, mas é algo que só pode ser respondido com buscas específicas. Talvez o público que eles alcancem por meio de redes socias seja tão satisfatório, que os mesmos acabam por se acomodar, e muitas vezes, sem perceber. Talvez eles já tenham tentado algo parecido, mas o custo de divulgação com panfletos e camisetas da marca, o tempo de deslocamento e a burocracia para divulgar em escolas públicas ou privadas podem ser fatores que nos trazem ao ponto em que estamos.
7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Conforme o ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) podemos ter em mente que o Brasil é um país com um apelo muito grande quando se fala de ONGs, já que até o fim de 2017, haviam mais de 820 mil organizações espalhadas por todo o país.
É visível que o aumento da tecnologia cada vez mais veloz traz facilidades quando o assunto é marketing e comunicação de sua marca ou produto, mas não é algo que deva fazer com que sua empresa ou organização esqueça do mundo real, mesmo que foque no virtual. Somos um país no qual, segundo o IBGE em uma pesquisa divulgada em fevereiro de 2018, temos mais da metade da população conectada à web, 64,7% para sermos mais exatos. São cerca de 116 milhões de pessoas que tem acesso, o que é um número impressionante, mas não devemos esquecer dos outros 36,3% das pessoas. São para essas que o marketing presencial deve ocorrer.
Uma alternativa seria por mala direta, por meio de envio de panfletos por correio, ou até mesmo ligações para o telefone fixo, como é bem comum de causas como o famoso projeto Médico Sem Fronteiras realizar. https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/brasil-tem-116-milhoes-de-pessoas-conectadas-a-internet-diz-ibge.ghtml
8. METODOLOGIA
Coletaremos dados secundários e primários que estiverem disponíveis para consulta, principalmente na internet, para termos um conhecimento maior sobre o tema e uma indicação de como prosseguir para a pesquisa.
...