Análise do Movimento da Cortada do Vólei
Por: Paulo Amorim • 26/5/2020 • Dissertação • 357 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Universidade Nilton Lins
Discente: Karolina de Aviz de Oliveira Matrícula:19003365
Análise do movimento de cortada no voleibol
Todos os movimentos humanos advêm por complicados procedimentos internos antes de ser possível observar o que ocorre externamente. Muitos estímulos são capturados e outros tantos negligenciados; vinculações são feitas, inúmeros procedimentos bioquímicos incidem, por fim leva-se bastante tempo para analisar inteiramente tudo o que um simples gesto motor exige. Por isso, a performance e a aprendizagem motora são campos de estudo que, junto com a teoria de processamento de informação, tentam explanar o que ocorre com o ser humano ao se mover, seja ao instruir-se ou simplesmente ao concretizar um movimento nas tarefas diárias.
Sendo assim para o objeto do nosso estudo de caso vamos analisar e qualificar a ação técnica da cortada, no fundamento ataque no voleibol, sendo considerada por muitos a ação de ataque mais eficaz e potente utilizada no jogo. Muitos especialistas na área definem como o gesto técnico mais bonito do jogo, a forma mais bonita de terminar um raly.
O procedimento utilizado para análise foi dividir “a cortada” em 4 etapas. A 1 etapa é a de preparação, onde o esportista busca velocidade para ser transformada em salto, a segunda consequentemente é o salto, onde o atleta aplica uma força para conseguir a maior altura de alcance possível, a terceira é a batida na bola, com o cotovelo completamente estendido e a mão encaixa na bola, e finalizando a quarta etapa é a queda, como equilíbrio recuperado, em que o atleta retorna ao solo com controle.
Para um melhor aproveitamento do estudo utiliza nesses casos câmeras digitais e software que transmitem e traduzem as informações no computador, para posteriormente serem repassadas aos atletas por meio do “feedback extrínseco ou vídeo-feedback” expressões muito conhecidas no meio esportivo principalmente. Outra técnica muito utilizada e um dos maiores feitos na área da biomecânica e a “gravação sequencial “ onde é registrada cada movimento do atleta.
Por fim com todo o acervo de dados em mãos os treinadores podem estudar as deficiências de cada atleta melhorando assim cada etapa, ocasionando uma melhor preparação e consequentemente uma performance melhor do seu esportista.
...