Artigo sobre Carboidratos CHO
Por: daniel942 • 19/10/2017 • Artigo • 435 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
Nome: Daniel Gustavo da Silva
O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: revisão sistemática
A principal fonte energética do nosso corpo é o Carboidrato CHO, que são encontrados livremente na corrente sanguínea e armazenados nos músculos e no fígado. Independente da atividade exercida com rotina ou mesmo na quantidade de energia necessária é comum a necessidade de suplementação de CHO , seja em bebidas, géis, barras ou balas energéticas, antes, durante ou depois da atividade física.
Dentre as formas de carboidrato disponíveis, as bebidas apresentam um esvaziamento gástrico mais rápido, seguido dos géis e das barras. Quando necessita-se de disponibilização de energia rápida utiliza-se as bebidas, em uma concentração de 6 a 8%, já quando precisa de uma liberação e absorção de carboidrato gradual utiliza-se os géis e barras. Nesse estudo foram reunidos vários artigos que testaram a suplementação com diferentes CHO antes do exercício para o aumento de performance. Artigos e teses analisados desde 2006 em bases cientificas eletrônicas e bancos de teses de faculdades renomadas na área. Os CHO podem ser divididos segundo a quantidade de moléculas que o compõem , as quais também são diferenciadas por digestão, absorção, viscosidade, dulçor, índice glicêmico e oxidação durante a atividade.
Comparando-se a taxa de oxidação, foram encontrados melhores resultados quando os CHO ingeridos eram de alto índice glicêmico e sacarose e baixo teor de IG frutose ao se realizar atividade de média a alta intensidade de longa duração. A ingestão de CHO antes do exercício mostrou-se eficiente nos nove estudos analisados, sendo que dois deles apresentaram relevância p <0,005. Mesmo com a ingestão de CHO com diferentes IG, observou-se melhora, não sendo relatada hipoglicemia de rebote como teorizado nas literaturas. A suplementação de CHO com a composição a administração apropriadas mostrou-se eficiente para o aumento do desempenho físico.
Estudo realizado por Wu e Willians 2006, com teste de exaustão em esteira a 70% do VO2 máximo com corredores amadores, com ingestão de refeição com baixo IG IG=37 e alto IG IG=77, 3 horas antes do teste, mostrou uma melhora no tempo final 108 ±4,1 min vs. 101,4 ±5,2 min. A glicemia sanguínea no teste como a ingestão de alimentos com IG baixo mostrou-se mais elevada nos primeiros 30 minutos de exercício, tendo seus valores variância significativa p<0,05, porém após este período não houve diferença de valores.
Todos sabem que o Carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico aumente o desempenho esportivo, apontado como principal substrato no aumento de performance de um atleta. Estes carboidratos quando ingeridos concomitantemente presentaram melhor desempenho devido a digestão, absorção, índice glicêmico e taxa de oxidação dos mesmos que favorece melhores resultados.
...