Atividade Física Para Crianças Adolescentes e Gestantes
Por: Eduardo Bueno • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
TAREFA 4.2
O objetivo da nossa disciplina foi fazer uma breve introdução dos diferentes tipos de lutas bem como fazer um introdução na iniciação esportiva de uma forma geral, a partir daí, faça a leitura dos texto complementares e assistas os vídeos e elabore um relatório fazendo uma relação da apredizagem e uma modalidade de luta.
O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas. Vale de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.
Trabalho em uma escola da rede estadual onde desenvolvo um projeto de capoeira voltado a disciplina e de cunho cultural com crianças do ensino fundamental de 6 a 10 anos de idade. Com os conhecimentos adquiridos na pós comecei a me voltar mais a "lapidação" da aptidão física de meus alunos através de testes e trabalhos diferenciados.
Utilizei como base os conhecimentos adquiridos na apostila onde aprendi por exemplo que trabalho com alunos na fase universal que são de 6 aos 12 anos embora eu trabalhe com crianças entre 6 e 10, coloquei como rotina atividades três vezes na semana, para não interferir em outro interesse e necessidade que a criança possa manifestar. Verifiquei também que segundo Greco; Benda 1998 que a criança encontra com as habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilização em refinamento progressivo, podendo assim, participar de um número maior e mais complexo de atividades motoras. Colocam que as crianças de 6-8 anos devem trabalhar com jogos de perseguição, estafetas, jogos relevos, dentre outros. Já com crianças de 8-10 anos pode se começar a desenvolver jogos coletivos, através de pequenos jogos (reduzidos), jogos de iniciação, grandes jogos e em alguns casos, jogos pré-desportivos. É importante ressaltar que o processo de ensino aprendizagem treinamento das capacidades físicas nesta fase, deve impreterivelmente, estar adequado ao nível de desenvolvimento e de experiência da criança, respeitando a denominada “fase sensível”, a qual hoje não têm a confirmação cientifica da sua real abrangência.
Com base nos estudos e pré-conhecimento redefini meu modo de trabalho utilizado com base os estudos dos autores supracitados.
...