Benefícios do Treinamento Funcional
Por: JulieDeltax • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
No presente trabalho abordaremos o tema dos benefícios do treinamento funcional para mulheres. Nesse sentido, ressalta-se que, a educação física cada vez mais com o passar dos anos vem evoluindo e se adequando às novas demandas, onde surgiram diversas modalidades diferentes de apenas aeróbicos e musculação, o que aumentou as oportunidades de atuação dos profissionais da área. Um exemplo de nova modalidade e de atuação é o treinamento funcional, vem se difundindo cada dia mais. (COREZOLA, 2015)
Corezola (2015) afirma que um dos principais fatores pela procura de atividades físicas é a promoção da saúde, a qual está sendo muito divulgada em todas as mídias e meios de comunicação, o que tem conscientizado a população, desde os mais jovens aos idosos.
A prática de atividades fisicas pode ser realizada em diversos locais, sendo que o mais comum, ainda hoje, são as academias, contudo, o treinamento funcional vem conquistando muitas pessoas, sendo que as vezes é realizado em academias, mas pode ser realizado mesmo ao ar livre e sem a necessidade de aparelhos. (COREZOLA, 2015)
De acordo com Campos e Neto (2004) in Corezola (2015), o TF buscar estimular o aumento das capacidades neurológicas que afetam a capacidade funcional de cada pessoa, para tanto se utiliza de diversos exercícios que utilizam as funções motoras, a fim de que o sistema nervoso seja desafiado e estimulado, de modo a gerar estímulos adaptativos que resultarão em uma melhora na qualidade e nas capacidades físicas do individuo. De acordo com os autores, essas melhorias podem ser observadas tanto nas práticas esportivas, como nas atividades corriqueiras do dia a dia.
De acordo com Monteiro e Evangelista (2010), o treinamento funcional no Brasil começou a ser praticado por profissionais da fisioterapia, os quais repetiam com os pacientes exercícios que realizavam em casa ou no trabalho. Sendo que, a ideia do exercício era a reabilitação das funções motoras, diante dos resultados alcançados pelos fisioterapeutas, profissionais da educação física passaram a utilizar do mesmo conceito de exercícios.
Almeida e Teixeira (2013, p. 1) ao estudarem os ensinamentos de Thompson (2012) definem o treinamento funcional como: “a utilização do treinamento de força para melhora do equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência, sendo frequentemente utilizado em programas clínicos que imitam atividades da vida diária.”
De acordo com Almeida e Teixeira (2013):
o termo treinamento funcional surgiu do reconhecimento conquistado pela contribuição dos trabalhos da especialidade na reabilitação de lesões de soldados na segunda guerra mundial, e também em atletas olímpicos nos anos 50, quando se percebeu a necessidade de trabalhos específicos e diferenciados para cada modalidade esportiva. Nos anos 90, estudos começaram a demonstrar uma melhora na agilidade, força e coordenação por meio de exercícios multiarticulares que exploravam variações de velocidade, semelhantes às atividades cotidianas ou esportivas.
De maneira mais técnica, o TF se refere a movimentos funcionais integrados multiplanares, os quais envolvem a redução, estabilização e produção de força. (CLARK, 2011 in ALMEIDA TEIXEIRA 2013).
Almeida e Teixeira (2013, p. 2) explicam que a palavra treinamento tem o significado óbvio de “treinar”,
...