CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOCORROS DE URGÊNCIA
Por: jpbassi • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
FA FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SOCORROS DE URGÊNCIA
João Paulo
CAMPO MOURÃO
2014
1) O profissional da Educação Física dentro do Conselho Nacional de Saúde, se enquadra como um profissional da Saúde. Qual a importância então, deste profissional saber conduzir um primeiro atendimento de primeiros socorros?
Embora não substituam o atendimento médico, a importância é que o profissional use algumas medidas de emergência sabendo o que fazer e o que não fazer em uma ação de primeiros socorros para diminuir o sofrimento das vítimas ou até mesmo salvar vidas.
Art. 5º - São diretrizes para a atuação dos órgãos integrantes do Sistema CONFEF/CREFs e para o desempenho da atividade Profissional em Educação Física:
I - comprometimento com a preservação da saúde do indivíduo e da coletividade, e com o desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social do beneficiário de sua ação;
IV - autonomia no exercício da Profissão, respeitados os preceitos legais e éticos e os princípios da bioética;
2) Antes do atendimento direto a vítima, devemos nos preocupar com a avaliação da cena. Quais os critérios devem ser analisados neste quesito e porque?
É através dessa medida é possível dimensionar os riscos existentes na cena, evitando-se até que a própria pessoa que presta o socorro acabe por se tornar mais uma vítima.
Devem-se seguir cinco etapas na fase de avaliação da cena, a fim de se isolar os riscos e poder promover um socorro efetivo até a chegada de profissionais:
1)Segurança, 2)Cinemática, 3)Bio-proteção, 4)Apoio, 5)Triagem.
3) Todo atendimento a vítima fora do ambiente hospitalar segue uma determinada sequência de atendimento que são separados em cinco passos. Quais são estes cinco passos e a importância de ser seguidos nesta sequência?
Deve-se seguir cinco etapas na fase de avaliação da cena, a fim de se isolar os riscos e poder promover um socorro efetivo até a chegada de profissionais:
1)Segurança: É necessário verificar se a cena é segura para poder ser abordada, e assim procurar tornar o ambiente adequado para o atendimento prévio. Por exemplo, no caso de acidentes de trânsito, deve-se procurar improvisar um espaço de maneira a desviar o fluxo de veículos, sinalizando aos carros que vêm no sentido do problema ocorrido.
2)Cinemática: Verificar como se deu o acidente ou mal sofrido pela vítima, perguntando a ela, se estiver plenamente consciente, ou a pessoas próximas que testemunharam o ocorrido.
3)Bio-proteção: Deve-se procurar maneiras de evitar possíveis infecções através do contato direto com o sangue das vítimas, usando luvas cirúrgicas se possível, em situações adversas não deve-se abortar os procedimentos por falta de instrumentos.
4)Apoio: Deve-se procurar auxílio de pessoas próximas da cena, no sentido de ajudar a dar o espaço necessário para o atendimento prévio, chamar imediatamente o socorro especializado, desviar o trânsito de veículos, procurar manter a ordem e a calma entre as outras pessoas, etc. No caso de não haver pessoas por perto isso deve ser feito com o máximo de agilidade e tranquilidade, pela própria pessoa que presta o socorro inicial.
5)Triagem: Contabilizar a quantidade de vítimas envolvidas no acontecido e o estado de cada uma.
4) Como é realizada na avaliação primária a verificação das vias áereas?
Via aérea: Avaliar a via aérea. O doente pode falar ou respirar livremente? Se obstruído, os passos a considerar são:
- elevação do queixo/subluxação da mandíbula (a língua está agarrada à mandíbula)
- aspiração (se disponível)
- Lateralização em causa de paciente clínicos;
- Retirada manual;
5) Como é realizada na avaliação primária a verificação da respiração?
Respiração: A respiração é avaliada quando a patência da via aérea e adequabilidade da respiração são reavaliadas. Se inadequada, os passos a considerar são:
- Ventilação artificial
6) Como é realizada na avaliação primária a verificação dos batimentos e controle de hemorragia?
Avaliar a circulação, quando a administração de oxigénio, a patência da via aérea e a adequabilidade da respiração foram avaliadas. Se inadequadas, os passos a considerar são os seguintes:
- Parar a hemorragia externa;
- Administrar fluidos se disponíveis
...