Construção de Movimentos Para a Pratica do Esporte Basquetebol
Por: lixeira • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Disciplina: Esporte I | Tarefa: Projeto de Pratica | |
Nome: Dayana Braga de Souza | RA: 1144839 | Turma: 1401 |
Parecer do Tutor: |
Construção de movimentos para a pratica do esporte Basquetebol
Foi reunido quatorze adolescentes na localidade de Vilena- Bonfim, o jogo foi realizado na quadra esportiva da comunidade, onde os mesmos não eram praticantes desse jogo, tendo que ter algumas regras básicas para seu desenvolvimento, mas isso não é importante nesse projeto, o objetivo é a construção de movimentos, ou seja, as regras e materiais são flexíveis.
Apesar das limitações das habilidades foi possível sim o desenvolvimento do jogo, através de algumas regras básicas e respeito entre os participantes.
[pic 2]
[pic 3]
Qualquer atividade didática desenvolve a aprendizagem, nesse jogo de Basquetebol a aprendizagem desenvolvida foi que os adolescentes se interagiram favorecendo as relações entre pessoas.
Todos os adolescendo participaram, apesar das dificuldades em desenvolver seus movimentos, pois não tinham movimentos certos, e sim, o próprio desenvolvia os seus, como mostra o 1° vídeo em anexo.
Sabemos que o ser humano é um ser em socialização, que para se respeitarem exige direitos e deveres, como nessa atividade didática o objetivo não foi mostrar as regras e sim, desenvolver movimentos, alguns participantes ficaram chateados com colega que erravam, mas, logo se entendiam e inseriam novas regras para um bom desenvolvimento da atividade, com isso houve bastante dúvidas sobre quais os movimentos corretos, mais foi explicado que a intenção era a construção dos movimentos, podendo ser qualquer movimento o correto, com isso foi possível a construção de movimentos individuais e singulares, como mostra no 2° vídeo em anexo.
Durante a realização da atividade foi observado que, os adolescentes apesar das dificuldades encontradas tiveram aprendizagem fundamentais, como: a socialização, a construção de seus próprios movimentos e o respeito ao próximo, como mostra no 3° vídeo em anexo.
Considerações finais
O movimento é muito importante para o desenvolvimento e para a cultura humana, pois adquire mais controle do corpo e aprimora para a interação com o mundo, pois, a educação física favorece aos alunos a compreensão do próprio corpo e possibilidades, conhecendo assim a capacidade de construção dos seus movimentos numa atividade didática.
Com a pratica de movimentos que são construídos e reconstruído pelo próprio individuo, acaba com a mecanização dos movimentos. Também através do jogo coletivo favorece a interação, ou seja, a socialização.
Por tanto a construção de movimento em jogos coletivo, desenvolve o processo educativo e favorece o corpo, tanto da saúde de vida como educativa.
...