DANÇA NA ESCOLA COMO RESGATE DOS FESTEJOS JUNINOS: Um relato de experiência
Por: Tony Farias • 9/10/2018 • Artigo • 6.967 Palavras (28 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1] [pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB
PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PARFOR/CAPES/UEPB
DANÇA NA ESCOLA COMO RESGATE DOS FESTEJOS JUNINOS: um relato de experiência
EDIVALDO ALVES DA SILVA
GUARABIRA – PB
ABRIL/2018
EDIVALDO ALVES DA SILVA
DANÇA NA ESCOLA COMO RESGATE DOS FESTEJOS JUNINOS: um relato de experiência
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física – PARFOR/CAPES – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – como requisito à obtenção do Licenciado, sob orientação da Profª. Drª. Tatiana Cristina Vasconcelos.
GUARABIRA – PB
ABRIL/2018
EDIVALDO ALVES DA SILVA
DANÇA NA ESCOLA COMO RESGATE DOS FESTEJOS JUNINOS: um relato de experiência
Aprovado em:_____/_______/______.
BANCA EXAMINADORA
______________________________________________________
Profª Drª Tatiana Cristina Vasconcelos(orientadora)
Universidade estadual da Paraíba (UEPB)
___________________________________________________
Prof. Ms. Jeimeson de Araújo Marcieira
Universidade estadual da Paraíba (UEPB)
____________________________________________________
Profª Drª Dóres Nóbrega de Andrade Laurentino
Universidade estadual da Paraíba (UEPB)
Vencer um desafio,
Procurar a superação,
Escapar por um fio,
E torná-se campeão,
Superá-se em cada gesto,
Conquistar o infinito,
Ir mais alam do que o certo,
Ultrapassar o mais bonito,
Ir além da superação
E conquistar o impossível,
Ir além da imaginação
Para vencer o invencível.
[Rômulo Raulino]
AGRADECIMENTOS
DEDICATÓRIA
RESUMO
ABSTRACT
1. INTRODUÇÃO(elaborar de acordo com as orientações)
A formação docente requer um grande desempenho teórico assim também como o conhecimento prático como processo de instrução e desenvolvimento do aprendizado para a ação profissional. O estágio vem com o intuito de contribuir na formação do professor, tornando-se uma ação essencial para a construção do seu futuro. O objetivo central do estágio é aproximar o professor em formação da realidade escolar a qual ele vai enfrentar (ou enfrenta), fazendo com que o formando possa perceber os desafios que sua futura carreira lhe oferecerá, obtendo informações e trocas de experiências.
Para desenvolver as atividades, produzimos as ações por meio do projeto “A dança na escola como resgate dos festejos juninos”, como intuito de trabalhar a dança como meio de expressão corporal e sua importância no resgate da cultura popular nos festejos juninos. O trabalho com projetos visa a elaboração, discussão e condução de um tema em que possa envolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno tanto na parte cognitiva quanto social. Partindo desse pressuposto que vimos a necessidade de se trabalhar com projeto com o tema supracitado.
Sobre o trabalho com projetos, Valente (1999) ressalta que:
“(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p.4).
Dessa forma é que o professor precisa conduzir a maneira de aprendizagem do aluno, ou melhor entender o itinerário, seu espaço cognitivo e afetivo, assim como sua cultura, história e contexto de vida. Sendo assim, é primordial também que o docente tenha clareza de sua intenção pedagógica, de seus objetivos para que ele saiba o momento certo de intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantido que os princípios utilizados, propositalmente ou não, no desenrolar da ação do projeto, sejam entendidos, organizados e normatizados pelo alunado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Fazer uma pequena introdução
Educação Física Escolar: algumas considerações(melhorar a partir dos textos enviados)
A Educação Física Escolar é vista como uma disciplina que integra e introduz o educando na cultura corporal de movimento formando o cidadão que vai produzi-las, reproduzi-las e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, esportes, as danças, as lutas, e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Mesmo que diga ao contrário da Lei nº5.692, onde enfatiza a obrigatoriedade da Educação Física escolar em todos os níveis de 1º e 2º Graus (hoje ensino Fundamental e Médio), a atual LDB (Lei nº 9.394/96) em seu parágrafo terceiro, art.26, traz uma referência da Educação Física como Componente Curricular integrado a proposta pedagógica da escola, diferenciada ao tratamento que é dado as Artes no parágrafo segundo, é especifica e obrigatoriedade.
...