Desenvolvimento da coordenação motora e aprimoramento dos sentidos
Por: Álvaro Rocha • 17/10/2021 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
PLANO DE AULA
TEMA: Desenvolvimento da coordenação motora e aprimoramento dos sentidos
RECURSOS DIDÁTICOS:
BOLA / VENDA/ SACOS/CABOS DE VASSOURA
OBJETIVOS: Que os alunos treinem suas capacidades, físicas, motoras e sensoriais de forma divertida para todos.
ALONGAMENTO E AQUECIMENTO:
1- Bom dia!
Para início dos exercícios, é proposto um alongamento que simula um cumprimento, como se o aluno estivesse acordando e dando “Bom dia” ao mundo.
[pic 1]
2- Imitar uma Borboleta.
Deve ser proposto aos alunos esse alongamento que simula uma borboleta, onde o balançar das pernas simulam o bater das asas.
[pic 2]
3- Girando a bola
Os alunos formam um círculo e ao som de uma cantiga irão passar a bola um para o outro, e no momento em que a cantiga cessar, a bola será arremessada para cima e aquele que tiver em sequência deve pegar a bola enquanto os outros correm o máximo que conseguirem e dizer “Stop” para que todos parem de correr e de onde ele pegou a bola ele possa dar os 7 passos que tem direito a fim de tentar chegar o mais próximo possível de seus colegas para os acertar com a bola, assim os eliminando.
[pic 3]
4- Alongamento Cobra
Deve ser passado para eles o desafio de imitarem uma Cobra Naja, alongando a coluna e usando os braços para apoio e para rastejar.
[pic 4]
5- Pega-bandeira
A turma é dividida em duas equipes e separadas por uma linha. Em cada metade da quadra há uma bandeira pertencente aos times. O objetivo do jogo é pegar a bandeira do time adversário e trazer até a área do seu time.
[pic 5]
6- Morto vivo
Nesta atividade, os alunos ficam atentos as palavras do professor, que alternam entre “vivo” e “morto”, que ao serem ditas, os alunos devem ficar em pé ou se agacharem, respectivamente.
[pic 6]
7- Imitar um sapo.
Nesse exercício é proposto que os alunos imitem um sapo, se agachando nesta posição e realizando saltos.
[pic 7][pic 8]
8- Imitando Canguru
Nessa brincadeiras os alunos devem imitar um canguru saltando.
[pic 9]
FUNDAMENTOS
1- Carrinho de mão
Formam-se duplas, uma das pessoas deita de barriga no chão e a outra segura seus dois pés, o primeiro apoia as duas mãos no chão, levanta o corpo e sai caminhando com as mãos no chão e os pés levantados pela sua dupla.
[pic 10]
2- Cobra cega.
Em um espaço limitado um aluno é vendado e tenta achar seus colegas, usando a audição e noção de espaço, aquele que for achado e pego será a nova cobra cega.
[pic 11]
3- Equilíbrio de vassoura.
Os alunos devem receber cabos de vassouras e de dois em dois apostam uma corrida enquanto equilibram o cabo de vassoura na mão.
[pic 12]
4- Corrida de saco.
Os alunos entrarão em sacos de pano até a cintura e ao sinal do professor irão o mais rápido possível para a linha de chegada.
[pic 13]
5- Corrida pula passa
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