A socialização da ação como mola propulsora do desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, orais e corporais
Seminário: A socialização da ação como mola propulsora do desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, orais e corporais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucechin • 4/5/2014 • Seminário • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 468 Visualizações
P L A N O D E A U L A
Porto Alegre, 18 de novembro de 2013.
Sumário
1. Perfil da Turma 3
2. Tema
3. Justificativa
4. Objetivos
5. Conteúdos (descrever c/ referência bibliográfica os conteúdos abordados)
6. Procedimentos/Tempo de Duração/Recursos
7. Avaliação
8. Reflexões sobre a avaliação
9. Referências Bibliográficas
1º RELATÓRIO - LIA
Perfil da Turma
2. Número de alunos da turma / faixa etária / principais características.
3. Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula.
4. Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em duplas.
5. Acesso dos alunos a veículos informativos, como jornais, revistas, livros, cinema e recursos multimídia, internet, etc.
A turma do Jardim A, tem dezenove alunos, dez meninas e nove meninos. A faixa etária corresponde a 4-5 anos.
A escola tem uma sala de administração e direção, uma pequena biblioteca, banheiros, lavanderia, refeitório, cozinha, despensa, almoxarifado, área com churrasqueira e área externa para jogos e brincadeiras.
A sala do JÁ tem um banheiro, dois computadores, acessíveis às crianças, uma TV, um DVD e um rádio/CD.
As crianças chegam à escola entre sete e oito horas. Na rotina diária tomam o café da manhã, almoçam, dormem e à tarde fazem um lanche e mais uma refeição. A partir das 16h30min as crianças começam a retornar para as suas casas.
São comuns no cotidiano das crianças atividades com lápis de cor, giz de cera, canetinhas, gauche, recorte e colagem. Elas têm o hábito de manusearem livros de histórias e revistas. Eventualmente têm contato com jornais. Há uma atenção especial em relação à oralidade, com incentivo da expressão voltada aos acontecimentos do dia-a-dia e também à autonomia orientando o comportamento nas refeições, na higiene, no cuidado dos pertences, dos jogos, dos brinquedos, dos livros, das revistas e do material de uso comum. Manifestam grande receptividade às ações pedagógicas, mostrando facilidade para a classificação e seriação e sinalizam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Apresentam interesse pelos filmes infantis, pelas histórias e memorizam com facilidade as músicas. Demonstram bom desenvolvimento da motricidade fina e ampla. Contudo, percebe-se em alguns momentos dificuldade para a socialização da brincadeira.
2º RELATÓRIO - LIA
Definir, no segundo relatório parcial, o tema da aula a ser preparada, considerando os conteúdos programáticos previstos para a série/ano de sua escolha, bem como o público e o perfil da turma, descritos nos Passos 1 e 2.
Tema: A socialização da ação como mola propulsora do desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, orais e corporais.
3º RELATÓRIO - LUCIANA
Elaborar, no terceiro relatório parcial, justificativas para o desenvolvimento do tema escolhido, embasando conceitualmente a relevância do conteúdo e demonstrando a pertinência do tema e a necessidade de seu desenvolvimento junto ao seu público-alvo.
Este material deverá ser utilizado para a composição final do Plano de Aula.
Justificativa: A necessidade de promover a interação do grupo, visando à socialização dos brinquedos, jogos, veículos informativos e recursos multimídia, desencadeou a necessidade de planejar ações pedagógicas que contemplassem especialmente a cooperação entre si. Com o livro “Assim, sim!”, da escritora Tatiana Belinky, foi possível visualizar um momento lúdico onde também seria privilegiada a construção de conhecimento associada ao desenvolvimento cognitivo (percepção, memória e atenção) e de competências como a motricidade, a oralidade, a expressão corporal e a socialização.
4º RELATÓRIO - LUCIANA
Elaborar, no quarto relatório parcial, os objetivos da aula, com base na indicação bibliográfica constante no passo 01.
Objetivos:
• Desenvolver aspectos cognitivos
• Propiciar a coordenação motora fina e ampla
• Identificar sons onomatopeicos
• Favorecer a expressão corporal
• Promover a interação no grupo
5º RELATÓRIO - JANE
Descrever, no quinto relatório parcial, o tema da aula. Devem ser contempladas as seguintes ações:
1 Localizar livros, artigos, revistas e outras referências bibliográficas que tratem do assunto escolhido pela equipe.
2 Após análise do material bibliográfico localizado, selecionar aqueles que serão utilizados no planejamento da aula.
3 Estudar, profundamente, o conteúdo da aula e, finalmente, descrever o assunto que será ministrado para o público-alvo selecionado.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nessa etapa da educação, deve-se valorizar a aprendizagem para a conquista da cultura da vida. Propondo atividades lúdicas em situações de aprendizagem (jogos e brincadeiras) e formulando proposta pedagógica que considere o currículo como conjunto de experiências em
...