Didática Uma Ferramenta Imprescindível ao Professor
Por: Sidney Mendonça • 28/5/2016 • Seminário • 8.361 Palavras (34 Páginas) • 890 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof.ª : ÂNGELA MARIA SABOIA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
[pic 1]
DIDÁTICA UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL AO PROFESSOR
NOMES
Francisco Robson do Santos Neto
Glilson Caetano de Araujo
João Paulo Parente Matias
Levi Souza Silva Falcão
Sidney Sérgio Mendonça do Nascimento
Fortaleza
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof.ª : ÂNGELA MARIA SABOIA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
DIDÁTICA UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL AO PROFESSOR
Trabalho apresentado a disciplina de Didática do curso acadêmico de Educação Física do Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio/Fic, como requisito para avaliação da Av2 na disciplina de Didática.
Orientadora: Prof.ª : ÂNGELA MARIA SABOIA DE OLIVEIRA
Fortaleza
2016
SUMÁRIO
Resumo 04
Introdução 05
O processo de evolução da Didática e sua participação na formação do professor 06
A disciplina de Didática nos Cursos de Licenciatura 07
A didática como ferramenta do professor 07
Métodos e técnicas da didática aplicadas no processo de ensino e aprendizagem 08
Processos de ensino 09
Processos de Aprendizagem 10
Métodos e Técnicas utilizadas pela Didática 12
Professor, aluno e escola por intermédio da didática 15
O essencial da Didática e o trabalho do professor 15
Alunos por intermédio da Didática 17
Relação Didática e Escola 19
A importância da Didática aplicada em diferentes meios sociais 20
Didática aplicada em sala de aula 21
A prática pedagógica da didática na contribuição do processo de docência 21
Na área docente 22
Conteúdo aplicado 23
Conclusão 24
Referências 25
Resumo
Diversos estudos sobre a didática abordam a importância da disciplina na formação de professores e sua utilização durante a vida profissional do docente. O trabalho analisara como ocorre o ensino da disciplina de didática nos cursos de licenciaturas, sobre as dificuldades enfrentadas pelos educadores, ferramentas fornecidas pela didática como auxílio ao professor. O artigo segue uma linha de pesquisa que servirá como estrutura base do trabalho, são eles: O papel da Didática na formação do professor; Métodos e técnicas da didática aplicadas no processo de ensino e aprendizagem; Professor, aluno e escola por intermédio da didática; A importância da Didática aplicada em diferentes meios sociais; A prática pedagógica da didática na contribuição do processo de docência.
Com uma analise analítica da pesquisa, serão expostas considerações que visam o enfrentamento das dificuldades evidenciadas e a defesa do papel da Didática como fundamental na formação e na vida profissional do professor.
Palavras-chave: Didática, Ferramenta e Professor.
Introdução
Durante a história da humanidade, a didática sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, o homem sempre teve a habilidade de aprender e a ensinar, registros encontrados em cavernas relatam que as civilizações antigas já praticavam o habito de transmitir o conhecimento, mesmo sem possuir nenhum tipo de conhecimento pedagógico, contudo somente a partir do século XVIII a escola foi instituída socialmente, como forma de transmitir o legado cultural construído pela humanidade, cenários sociais, econômicos e políticos tem refletido em reformas educacionais que redirecionaram o exercício do profissional de educação e, consequentemente, a organização dos projetos pedagógicos que formam os professores. Entretanto vale ressaltar que essas mudanças geraram um efeito de precarização do trabalho docente, sobretudo no que diz respeito ao profissional em inicio de carreira.
Segundo ABDALLA 2011 cabe, aos cursos de formação de professores e à Didática, preparar seus estudantes para serem capazes de identificar, questionar e ressignificar as concepções de educação, de trabalho e de formação humana, reforçando, assim, um olhar mais cuidadoso para a constituição desse profissional.
Nas ultimas décadas diversos pensadores como Libâneo, Candau, Veiga, Oliveira, Andre, Pimenta, Cunha, entre outros, contribuíram de forma substancial para os estudos relacionados à disciplina de didática e sua contribuição na formação do docente e no dia-a-dia da vida cotidiana do professor.
O processo de evolução da Didática e sua participação na formação do professor.
Diversos autores defendem que a historia da Didática para a formação de professores é construída em três grandes etapas, a instrumental, a fundamental e a investigativa e reflexiva e explicam essas etapas da seguinte maneira:
Etapa instrumental – Segundo Oliveira, a didática surge de forma instrumental no inicio da década de 1950 até o final da década de 1970, era entendida como “tecnologia de ensino com sérias limitações epistemológicas”. Nessa etapa, a principal característica da Didática possui um caráter metodológico desarticuladas das orientações teóricas e do contexto social em que foram produzidas (OLIVEIRA; ANDRÉ, 1997, p. 9).
Etapa fundamental – Período que se estende do final da década de 1970 até meados da década de 1980, caracteriza o esforço dos educadores para reconstruir o campo da didática, apoiado em alguns pontos básicos como multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, na análise da problemática educacional concreta e de seus determinantes, prática pedagógica, análise das abordagens metodológicas e nas experiências concretas, sempre trabalhando com a ideia de uma balança entre a teoria e a pratica.
...