A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA: KANVA
Por: Marly Divina Silva • 1/4/2022 • Artigo • 11.959 Palavras (48 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1]
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CAMPUS DE URUAÇU-GO
CLEIDIOMAR DA SILVA QUEIROZ
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA: KANVA
Uruaçu-GO
2021
CLEIDIOMAR DA SILVA QUEIROZ
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA: KANVA
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Estadual de Goiás, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do Grau de Licenciatura Plena em História sob a orientação do Professor ....
Uruaçu-GO
2021
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- CAMPUS URUAÇU-GO
QUEIROZ, Cleidiomar da Silva. A formação do professor de História e o uso da ferramenta tecnológica: Kanva. Cleidiomar da Silva Queiroz. A formação do professor de História e o uso da ferramenta tecnológica: Kanva. 38 p. . Monografia –– Licenciatura Plena em História. Universidade Estadual de Goiás (UEG), Uruaçu, GO, 2021 Orientador: Professor 1. Espaço Escolar. 2. Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciatura Plena em História. |
Dedico esse trabalho ao meu filho que me apoiou e soube entender a minha ausência quando mais precisou de mim e a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para que este objetivo fosse alcançado.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por me guardar e proteger das adversidades deste mundo, pois afirmo que, há muitos que por adquirir conhecimento justificam a descrença em Deus; no entanto, é graças as minhas convicções que posso dar glorias a Deus por estar terminando mais uma etapa de minha vida.
Agradeço a minha família, por me apoiar e incentivar para concluir o Curso de História ensino superior.
Agradeço aos professores, os mesmos foram amigos, sempre me auxiliaram com boas informações, muitos conselhos e pude amadurecer durante esta caminhada.
Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
Paulo Freire.
RESUMO
Para se formar bons alunos vai depender da preparação para tal função. No campo da História essa afirmativa ganha ainda mais ímpeto, pois a disciplina é está sempre apontada como sendo decorativa e sem novidades. Esse trabalho tem como objetivo colocar uma discussão referente as capacidades imprescindíveis para a formação do professor de História e também colaborar para os estudos referentes à formação do historiador, pesquisar os aspectos formadores do professor de História e mostrar as dificuldades que o professor enfrenta no decorrer do seu trabalho. A metodologia do trabalho se refere a forma como é utilizado o aplicativo Kanva favorecendo e auxiliando o professor nas aulas. Do mesmo modo, organizou-se uma discussão baseada em autores que abordam os aspectos indispensáveis à formação do professor de História. Os principais materiais utilizados foram livros, sites, revistas, publicações, que tratam do professor de História e sua preparação para ensinar. A natureza da pesquisa pode ser entendida por qualitativa e descritiva, o material começou a ser coletado meses antes da confecção compreendendo os parâmetros acima citados. Esse trabalho está fundamentado nos autores BRANDÃO (2017) Rüssen (2014) AZEVEDO, (2018) e outros. Atualmente o desafio dos profissionais da educação é quebrar esses padrões que torna a História uma disciplina desprestigiada, sua utilidade é discutida pois dá muita importância a datas, números, heróis, enfim, há uma distância muito grande entre texto e contexto distinguindo a disciplina como tediosa e desestimuladora. É preciso que se leve a História para mais próximo dos alunos, ou leva-los para mais próximo da História, fazendo com eles se interessem mais pelos fatos e acontecimentos desde os primórdios.
...