EDUCAÇÂO E INCLUSÃO PARA TODOS
Por: josepha • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
UNIVERSIDADE DE ENSINO Á DISTÂNCIA – UNOPAR
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ALMINDA DOS SANTOS MATOS
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO PARA TODOS
ITAPURANGA – GO
2015
ALMINDA DOS SANTOS MATOS
EDUCAÇÂO E INCLUSÃO PARA TODOS
Portfólio apresentada á Universidade de Ensino á Distância – UNOPAR como requisito para obtenção do título de licenciatura em Educação Física.
Professores: Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Célia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa.
ITAPURANGA – GO
2015
Crianças e jovens com necessidades educativas devem ter acesso as escolas regulares que a elas devem se adequar, pois essas escolas constituem aos meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.
A educação escolar não era considerada como necessária ou mesmo possível, principalmente para aqueles com deficiências cognitivas ou sensoriais severas.
No Brasil a tendência para a inserção de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino já anunciada desde o final dos anos 70, tomou vulto na década de 80, neste movimento a luta pela ampliação do acesso e da qualidade da educação das pessoas portadoras de deficiência culminou no inicio dos anos 90, com a proposta de educação inclusiva, onde as ações favoreçam a inclusão social e praticas educativas diferenciadas que atendem a todos os alunos, pois numa escola inclusiva a diversidade é valorizada em detrimento da homogeneidade.
Inclusão não significa simplesmente matricular os educando com necessidades especiais na classe comum, mas significa dar ao professor e a escola suporte necessário á sua ação pedagógica.
A educação de alunos com necessidades educativas sofriam um grande preconceito, não eram incluídos a sociedade para alunos com necessidades especiais, para ter algum método de ensino tinha que passar por vários médicos para mostrar que tinha capacidade de inclusão.
Com o passar dos anos as coisas mudaram, pessoas com algumas necessidades começaram a interagir mais com a sociedade, porem falta a capacitação de professores das escolas, por que não é só matricular e pronto essas pessoas precisam de atenção e cuidados especiais, ate nos temos que ter consciência que não é porque a pessoa tem algum tipo de deficiência que somos melhores que ela, às vezes é mais feliz que aqueles que têm tudo e ainda reclamam da vida.
A função social da escola é mostrar que todos nos temos uma maneira de agir, pensar, falar, raça e culturas diferentes, porem com o passar dos anos há uma grande dificuldade ideológica em perceber a necessidade de gestão profissional, sendo que o fundamento da pedagogia não e a gestão, por isso existem muitos cursos de pós-graduação onde a um conjunto de saberes próprios sobre como administrar uma organização que devem ser dominados por aqueles que pretendem fazer com que a escola chegue a seus objetivos essenciais.
...