ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS SEMPRE CONVENCEM NO ÂMBITO ESCOLAR
Por: Tainá Farias • 3/10/2020 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
TAINÁ FARIAS RAMOS
ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS SEMPRE CONVENCEM NO ÂMBITO ESCOLAR
Atividade de Portfólio Ciclo 3 da Disciplina de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas, professora MS. Marciana Roberta de Oliveira.
Brasília, DF
2020
Plano de aula – Tchoukball
Público alvo
Crianças entre 07 e 10 anos
Objetivo
Promover o conhecimento de um esporte não convencional, melhorar a atenção, a agilidade, a coordenação motora e o trabalho em equipe, conforme as regras propostas da modalidade.
Materiais
- 01 bola estilo handebol (tamanho H1)
- 02 superfícies de remissão (quadros de 1x1 m inclinado a 55°). Pode ser usado uma tábua de madeira com as mesmas medidas com um apoio atrás, simulando o quadro de remissão oficial.
- Coletes
Aquecimento
Brincadeira de pega-pega dentro do limite da quadra de esportes, com uma duração média de 5 minutos.
Desenvolvimento
Após o aquecimento, os alunos deverão ficar em fileira horizontal e o professor irá escolher dois alunos aleatoriamente para fazer a divisão dos times de 07 jogadores em cada, por serem equipes mistas.
Feita a divisão dos times, as duas superfícies de remissão deverão ser colocadas na área do gol de futebol de salão, onde serão estabelecidas as “zonas proibidas”, nas quais nenhum jogador pode adentrar. Ambos os quadros poderão ser usados pelas duas equipes para efeito de finalizações, uma vez que no Tchoukball não existe um campo determinado para cada equipe.
A equipe que possui a bola dispõe de três passes, no máximo, antes de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão. A outra equipe deve se colocar de maneira adequada para poder recuperar a bola antes que ela entre em contato com o solo após ela ser ricocheteada pelo quadro de remissão. Durante toda a partida os jogadores de ambas às equipes não têm o direito de se constranger ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.
Os pontos: Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a bola sobre o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes da bola cair no chão.
A atividade terá partidas com 3 períodos, cada um com duração média de 6 minutos.
Volta à calma
Entre 2 e 3 minutos de caminhada ao redor da quadra.
Considerações Finais
Professor: Tiago Moreira Silva
Telefone: 61 99216 3491
Email: tms86df@gmail.com
O professor escolhido atuou como educador social em sua área no CAIC Bernardo Sayão,
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