Educação Física Escolar
Por: juliana260102 • 17/9/2017 • Trabalho acadêmico • 3.807 Palavras (16 Páginas) • 988 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DALES SILVA VIANA
JULIANA ZEFERINO OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
[pic 3]
Itabira/MG
2017
DALES SILVA VIANA
JULIANA ZEFERINO OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física - Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fisiologia do Exercício, Metodologia de Ensino de Futsal e Futebol, Metodologia do Ensino de Lutas, Metodologia do Ensino de Handebol e Seminário da Prática – Metodologias do Ensino da Educação Física: Jogos Coletivos e Lutas.
Profs: Mario Balvedi, Márcio Teixeira, Thiago Camata, Túlio Bernardo Macedo Alfano e Raphael Gustavo Testa.
Tutor eletrônico: Ana Paula Rossetti.
Itabira/MG
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO___________________________________________________04
2. A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR____05
2.1. A dança enquanto conteúdo de Educação Física Escolar________________05
2.2. A importância da dança como conteúdo da Educação Física Escolar_______06
2.3. Competências do profissional de Educação Física e os desafios no trabalho com a dança na escola__________________________________________________06
2.4. Possibilidades de abordagens no contexto escolar______________________07
2.5. A dança enquanto aspecto da cultura e possibilidades para um hábito de vida saudável__________________________________________________________07
3. ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE ED. FÍSICA _______08
3.1. A Síndrome de Down, sua definição e as suas características principais ____08
3.2. A inclusão dos alunos com Síndrome de Down nas aulas de Ed. Física _____08
3.3. As possibilidades de intervenção pedagógica nas aulas de Ed. Física ______09
3.4. Os cuidados necessários com o aluno com Síndrome de Down na prática da atividade física _____________________________________________________10
3.5. Os benefícios da atividade física para a saúde desses alunos _____________10
4. PESQUISA DE CAMPO: ENTREVISTA NA ESCOLA ____________________11
5. ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES FINAIS _______________________________11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS __________________________________14
7. ANEXOS _______________________________________________________15
04
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar e compreender a importância das modalidades de lutas e artes marciais na educação física escolar.
A luta pode ser teoricamente, considerada a primeira modalidade esportiva praticada por qualquer homem em qualquer tempo. Não é possível determinar em exatidão as datas e as origens da luta, mas em civilizações antigas temos evidências que já era praticada de 15 a 20 mil anos atrás como nas gravuras e desenhos em cavernas da França, que mostram lutadores em posições comuns as usadas nos combates atuais. Os sumérios deixaram provas semelhantes em pedras que datam de aproximadamente 5 mil anos.A mitologia conta que foi Gilgamesh, o protetor da Suméria Antiga, quem lutou contra um búfalo para salvar a cidade de Uruk.Usou também sua força para vencer oponentes, os quais, derrotados, tornando-se seus amigos e auxiliares.
Outras evidências arqueológicas demonstram que na China, Japão, Babilônia e Grécia a luta é praticada há milhares de anos.
Quando os Jogos da era antiga foram criados, na Grécia, a luta já era tida como uma das mais remotas modalidades ao lado do atletismo. O que se entende hoje por luta olímpica nada mais é que o desenvolvimento das antigas lutas gregas que, no Império Romano e mais tarde na Idade Média, evoluíram com regras menos agressivas e mais esportivas.
Já na escola a meta do trabalho não é fazer a garotada lutar seguindo à risca as regras pertinentes a cada prática. O importante mesmo é garantir uma diversidade de propostas de atividades - combinando pesquisa, conhecimento de regras e, é claro, muito movimento.
05
- MODALIDADES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS OLIMPÍCAS
- Boxe
Registros apontam que o boxe existe desde o ano 3.000 a.C. e foi idealizado no Egito, mas foi na Grécia Antiga, durante o século 7 a.C que a modalidade começou a ser tratada como esporte. Apesar de longa e rica, a história do boxe oscilou diversas vezes, já que em determinado momento a modalidade chegou a morrer. No início do século XX, o boxe era praticamente desconhecido no Brasil. Os poucos praticantes existentes na época, eram emigrantes alemães e italianos, localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Por ser um meio de combate, o boxe apenas passou a integrar o calendário moderno dos Jogos Olímpicos em 1920, na Olimpíada de Antuérpia (Bélgica). A versão moderna do boxe foi oficializada em 1867, porém foram colocadas efetivamente em prática apenas em 1872, com as regras de Queensberry: o uso de luvas era obrigatório e o confronto era composto de rounds de três minutos cada. Atualmente, uma luta de boxe é constituída de dez rounds e a área máxima de um ringue deve ser de 6,10 metros quadrados.
Os principais golpes do boxe são: Direto: Golpe muito veloz, dado frontalmente pelo punho que se localiza atrás da guarda; Cruzado: Visa sempre a lateral da cabeça. Também é forte e veloz, como o direto; Jabe: Golpe comumente utilizado para manter a distância entre os lutadores é caracterizado por ser um golpe frontal com o punho localizado à frente da guarda; Gancho: Movimento curvo de punho que atinge lateralmente o adversário; Uppercut: Objetiva atingir o queixo do adversário, e por isso tem a direção de subida: o golpe é dado de baixo para cima.
...