Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
Por: Rafaela Borges • 21/9/2019 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
Este trabalho abordará sobre a importância da atividade física como elemento fundamental para a promoção de saúde. Todo individuo tem tarefas, deveres do dia a dia, funções a serem exercidas como trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, se relacionar com outras pessoas, descansar, tendo isso em vista o sujeito deve distribuir seu tempo em inúmeras “coisas” durante o dia.
Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou com objetivo militar como o exemplo na formação das legiões romanas, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina diária infelizmente foi diminuindo gradativamente ao longo de nossa evolução.
Na medida em que a tecnologia foi se aperfeiçoando e facilitando nossos afazeres, tivemos uma enxurrada de progresso científico, trazendo situações que podem ser complicadas.
O lado bom foi a melhora na qualidade dos tratamentos médicos, onde obtivemos uma tremenda redução na mortalidade de pessoas com doenças infecto contagiosas, tudo isso advindo da descoberta de novos remédios e tratamentos mais eficazes, alem o aumento da longevidade da vida humana.
Olhando em direção aos pontos negativos da situação, podemos perceber o aumento das doenças crônico-degenerativas e a perda da qualidade de vida, partindo do pressuposto de que o fato de viver mais não indica viver melhor. É de fundamental importância destacar a necessidade de hábitos como o cuidado com a dieta, pratica de atividade física regular, evitar o uso de substâncias e atividades que possam acelerar a degradação do corpo humano, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, de cigarro e outras substâncias.
O avanço da tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, mas junto aumentaram as doenças silenciosas formando uma epidemia que se estabelece sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vão gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, onde sua origem podem ser percebidas em uma série de fatores como a predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse último o destaque ao grau de atividade física praticado, resultando talvez no sedentarismo.
Mas apesar da formula milagrosa que é a prática de atividade física estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios, criando pessoas sedentárias e com alto risco em adquirir doenças cardiovasculares, musculares e até mesmos psicológicas.
Uma das desculpas mais freqüentes é a falta de tempo ou falta de condições financeiras para a prática de exercícios físicos. Pode-se destacar também as comodidades de um controle remoto, de um telefone celular, elevadores e escadas rolantes sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador e infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas a falta de exercícios como a obesidade podem ter prevalência em quase todo planeta.
Presumindo o que pode ser considerado mais importante é que quanto mais movimento o sujeito realiza mais ele vai estar ajudando sua própria saúde e podendo evitar que doenças como colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes e várias outras doenças que muitas
...