Educação fisica
Por: Eric Antunes • 8/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A importância do Brincar
Tainara de Lima e Ingrid de Paula[1]
Anderson Fernando da Silva [2]
RESUMO
PALAVRAS- CHAVE: Brincar- Educação Infantil- Aprendizagem- Crianças
ABSTRACT ou RESUMEN
É a tradução fiel do resumo para a língua estrangeira que neste caso poderá ser em Inglês ou espanhol. Requer a mesma observação para o Resumo em nossa língua materna.
Keywords ou Palabras clave: tradução fiel das palavras registradas emportuguês.
1 INTRODUÇÃO
Na infância o processo de ensino e aprendizagem das crianças ocorre de maneira muito rápida, a educação infantil complementa a criação e da base para criança. Tendo em vista a importância da formação do individuo, cabe aos professores identificarem a necessidade de passar o conhecimento de uma forma diferenciada, a qual deve priorizar o desenvolvimento pessoal e interpessoal da criança, com a inserção de atividades lúdicas no ensino que mostre importância do brincar para o seu desenvolvimento.
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
Brincar constitui-se, dessa forma, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Também tornam-se autoras de seus papéis, escolhendo, elaborando e colocando em práticas suas fantasias e conhecimentos, sem a intervenção direta do adulto, podendo pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais da realidade imediata (BRASIL, 1998, p.23).
Apresentando uma função essencial o profissional de Educação Física, pois ele vai da o conhecimento teórico, prático, aplicando o lúdico através de brincadeiras e jogos, mostrando que o ato de brincar não é só um passatempo ou tempo livre para a criança, e sim uma forma de socializar, conviver, ser e principalmente aprender.
“As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através do brincar. Elas procuram integrar experiências de dor, medo e perda. Lutam com conceitos de bem e mal (KISHIMOTO, 2001, P.67)”.
2 MATERIAL E MÉTODOS
O Presente artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva, propondo seu desenvolvimento a partir de materiais publicados em artigos.
De acordo com Salomon (2004), a pesquisa bibliográfica é fundamentada por conhecimentos proporcionados pela Biblioteconomia e Documentação, entre outras ciências e técnicas empregadas de modo metódico envolvendo a identificação, localização e aquisição da informação, fichamento e redação do trabalho científico. Esse processo solicita uma busca planejada de informações bibliográficas para elaborar e documentar um trabalho de pesquisa científica.
Este projeto se deu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizado com dados coletados a partir de doze artigos obrigatoriamente pre estabelecidos em sala de aula, acrescentados de mais três artigos para dar um embasamento maior na pesquisa, os mesmos coletados no Google Acadêmico e Scielo.
O presente trabalho se caracteriza pela análise e discussão de situações vivenciadas pelo educador com o educando no processo de seu desenvolvimento através do brincar na etapa da educação infantil.
Têm como objeto principal de estudo, citações de autores de artigos científicos e livros que evidenciam a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem. E de contrapartida outros apresentando opiniões de grande valia, que geram repercussão em relação ao tema, buscando sensibilizar o leitor com propostas de metodologia de ensino, utilizando exemplos de acontecimentos vivenciados e suas conseqüências ocasionadas por meio deles.
3 DESENVOLVIMENTO
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
O ato de brincar é fundamental para desenvolvimento infantil, porem vem sendo considerado por muitas pessoas uma atividade desnecessária, perdendo o conceito de que brincar possibilita um melhor desenvolvimento da criança com relação ao seu meio. Através do brincar e com o lúdico, a criança cria um conhecimento transmitido pelas brincadeiras, tornando-se uma criança com uma possibilidade maior de desenvolvimento e de interações sociais.
As brincadeiras são essenciais na infância, principalmente até aos seis anos. Elas são, para as crianças, momentos em que podem representar as experiências que vivem entre os adultos, com a possibilidade de ampliarem os conhecimentos sobre seus próprios corpos, seus sentimentos, seus desejos, seus anseios e seus medos, além de descobrirem mais sobre o mundo e sobre todo o seu meio de convívio social. Porém, mesmo reconhecendo a importância do brincar como fator positivo no desenvolvimento infantil, muitas vezes, a brincadeira não é valorizada.(SOUZA, 2007)
O princípio do trabalho de desenvolvimento de brincadeiras lúdicas com as crianças requer um gasto de tempo e energia. Dessa forma, o ato de brincar possui grandes benefícios, porém há grandes fatores relacionados sobre o tema, tais como: disponibilidade de tempo para as brincadeiras e aquisição de espaços adequados para o brincar. Com o entendimento dos principios das atividades lúdicas, o comportamento, o ser humano e o brincar, os mantém em uma forma evolutiva, portanto, são considerados perca de calorias, tempo e riscos de vida.
A brincadeira faz parte do universo infantil desde os tempos mais distante da História. Através dela a criança apropria-se da sua imagem, seu espaço, seu meio sociocultural, realizando inter-relações. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, o Brincar é um precioso momento de construção pessoal e social, é permeado pelo eixo de trabalho Movimento, onde a criança movimenta-se construindo sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no brincar e inerentes à produção social do conhecimento. (SILVA, 2012)
...