Ginastica geral
Por: dinalla • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.923 Palavras (8 Páginas) • 333 Visualizações
Centro universitário claretiano
Licenciatura em Educação Física
Professora: Luciana de Oliveira Silva
Edvaldo Gonçalves Rêgo R.A 1096838
Atividades de ginástica geral
Palmas 20 de abril 2015
Santa rosa do Tocantins
2015
Centro universitário claretiano
Disciplina: ginástica geral
Título do Projeto: “A ginástica geral vai à escola”
Nome do aluno: Edvaldo Gonçalves Rêgo R-A 1096838
Nome da professora: Luciana de oliveira silva
Início do Projeto: 20 / 04/ 2015
Término o Projeto: 27/04/2015
Etapa1: Diagnostico da Escola
- Dados de Escola: Escola e associação Tia Mereta
Endereço: AV. Alice Ayres SN centro
(Telefone: (63) 3388-128
CNP J: 01834224000161
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
E-mail: tia mereta10@gmail.com
A Escola foi fundada pelo em 1995 pelo município de santa rosa do Tocantins e tem o objetivo de oferecer educação infantil, as crianças ate o ensino fundamental.
Diretoria:
Direção: Gilca Maria silva Rodrigues
Coordenadora: Celeziano Dionísio Santa
2)Quantos alunos: 540 alunos
3)Quantos professores:
Professor de educação física apenas um que atua no momento, Eliomar da silva carneiro neto, ministra aulas de educação física, mas tem formação na área da pedagogia, ensino fundamenta e infantil.
Quantidade de aulas de educação física os alunos tem em cada ano, e por semana.
Os alunos tem entre 90 e 96 aulas anuais, duas vezes pó semana do 1º ao 5ºano e 2 aulas do 6º ao 9º ano com aulas de 45 minutos cada.
5)Conteúdos que são desenvolvidos nas disciplinas de educação física (por ano, serie).
No ensino fundamental e infantil são trabalhados:
“Características e toda sua diferença”
Trabalhado desde a entrada dos alunos na escola, as regras para uma boa convivência, como cuidar da higiene, e ter uma boa saúde, os sentidos e os órgãos em uma só combinação, também e muito usado a expressão musical (para chegar ao ritmo) desenvolver a coordenação motora nas atividades como, correndo,pulando, saltando, rolando, etc. jogos em grupos que interajam os alunos, queimada, muita gincana, dança da cadeira, pula corda, noções de basquete, mesmo que não tem quadra, esta em construção, para conhecer o esporte e aprender a jogar, e fazer cesta, noções de futebol, trabalha muito com o lúdico, com sons, e imitações, tem também gincanas, leitura com temas sobre o esporte sobre a ginástica.
Ate mesmo o meio social, realizar em qualquer lugar, em locais fechados, em pátio ate mesmo na água, a ginástica e privilegiada, este conteúdo com técnicas da ginástica, tem o modo diferente do tradicional, aqueles mecânicos e muito rígidos e que são repetidos, precisamos ter consciência com o nosso corpo cuidados com a respiração, com lesões musculares e articulares de toda a coluna.
Na escola, a ginástica precisa expor os alunos com suas experiências, para o desenvolvimento e movimentos para contribuir para a compreeção de si próprio. E os que estão ao seu redor e desenvolver o fundamental que e a parte motora e sua capacidade, e se tornar apto para se relacionar com todos, e nortear eixos de aptidão motora, em ambas as partes, direção, espaço, tempo, hábil, e motor, acima de tudo a consciência com seu corpo.
Publico alvo
Idade: de 5 a 9 anos alunos da educação infantil e ensino fundamental
Implantar os passos do projeto. (ginástica geral)
Desenvolver a ginástica como experimento na Escola Associação de Apoio Tia Mereta em Santa Rosa do Tocantins, o tempo proposto e curto então o que temos ao todo são seis aulas e pode ser dividida de acordo com as series, educação infantil e fundamental em horários que fora cedidos nas aulas de educação física, podemos dividir as aulas em pesquisas, conhecer os alunos, e em algumas experiências que tenha passado.
Anotando sempre no final de cada aula os principais pontos, no decorrer das mesmas, e também se foi bem aceitado os métodos propostos, de conhecimento e reflexões nas aulas, e buscar o que esta sendo mais difícil e possibilitar os relatos com a disciplina ginástica geral. O envolvimento dos alunos nesse novo momento que chama gimnico. Podemos avaliar os alunos em tudo, desde a aceitação, observação e relatos, e também através dos comentários da turma, será preciso no mínimo seis aulas para o conteúdo proposto.
Encontro (1) aula (1)
Ginástica geral: características
Dar oportunidade de conhecer o tema, através vídeos, revistas, para manifestar e entender as principais características.
Encontro (2) aula (2)
Ginástica geral
6)Materiais e espaços necessários para o desenvolvimento do projeto.
Passar ao aluno a oportunidade de fazer seus próprios materiais com vivência e experiência, na pratica da ginástica, e como muitos materiais que esta em casa ou ate mesmo no lixo pode servir para atividade.
Ex: mangueira pra o bambolê, bolas, se tiver pinos e bola de boliche, bastões de qualquer tipo.
...