Higiene e Socorros Urgentes
Por: ams1975 • 10/5/2017 • Artigo • 503 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
ALAUÁ MERCÊS DA SILVA - RA 1141001
Bacharelado em Educação Física
Higiene e Socorros Urgentes
Profa. Dra. Sueli Aparecida de Castro
Portfólio 11° Semana
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2017
Inicia se o século XX com a promessa de uma época de ciências, progresso, eletricidade e engenharia, no entanto um desafio na saúde também veio a tona, as epidemias de Corela, Febre Amarela, Varíola entre outras.
O Brasil ainda não estava preparado para combater essas doenças, em escala que pudesse atender a maioria da população brasileira, uma minoria formado pela burguesia e a elite do país, poderiam contar com médicos particulares, enquanto a parcela em sua maioria formada por pobres, contavam apenas o atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantindo pela igreja.
Com esses ocorridos, o Brasil que até então tinha aberto suas portas para os imigrantes, fugindo das guerras no velho mundo, e vindo de outras partes do globo, para trabalhar nas lavouras brasileiras, se recusavam a aportar nos portos do país, com medo do contagio das doenças.
Com a nomeação do Dr. Osvaldo Crus na diretoria nacional de saúde, tem inicio ao combate e ao tratamento das doenças, com criações de vacinas, e mobilização dos enfermos para quarentenas, a medida de obrigatoriedade da vacina contra a Varíola, não foi bem aceito pela população causando uma revolta popular, más logo sanada pela mão forte do governo.
O Dr. Emílio Ribas concluiu as obras de saneamento básico em Santos-SP, dessa forma abrindo o seu porto para o desembarque dos imigrantes, o que favoreceu e fortaleceu a mão de obra nos campos, nas lavouras e indústrias.
No ano de 1923 o deputado Eloy de Souza regulamenta a lei de aposentadoria e pensões, favorecendo ao trabalhador brasileiro, posteriormente Getúlio Vargas da corpo e forma as leis que beneficia o trabalhador. O Dr. Geraldo Paula Souza volta ao Brasil após um período nos EUA e reorganiza o processo de saúde, vacinação e sanitarista no país.
O projeto de IAPS criado por Getúlio, com a finalidade de aposentadoria e acesso a saúde a todos que contribuíram com o projeto, más os valores para manutenção do projeto era desviados, para financiamento das industrias.
Com a posse de Getúlio Vargas como presidente eleito através do voto, ele cria o ministério da saúde .
Com a 8° conferencia da saúde houve uma grande revolução do sistema de saúde no pais, se tornando universal para toda a população brasileira, e a criação dos SUS vemos o sistema de saúde atual, ainda sim que uma parcela da população utilize o sistema de saúde privado como no inicio do século XX.
Referência Bibliográficas:
http://oglobo.globo.com/opiniao/falhas-mostram-que-sus-padece-de-ma-gestao-13567999
http://sistemaunicodesaude.weebly.com/histoacuteria.html
https://www.youtube.com/watch?v=wsT9xCNBeX8
...