INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: marionetto2012 • 24/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.873 Palavras (12 Páginas) • 892 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
FERNANDO HENRIQUE DA SILVA
JAILSON LIRA SARINHO DA SILVA
JOSÉ MARCONI CHAVES FILHO
LUIZ CARLOS SILVA MELO
MARIA SUSIANE DOS SANTOS BARBOSA
MÁRIO AURÉLIO BARBOSA NETO
WELITON JOSÉ SOARES DA COSTA
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CARPINA – PE
2019
FERNANDO HENRIQUE DA SILVA
JAILSON LIRA SARINHO DA SILVA
JOSÉ MARCONI CHAVES FILHO
LUIZ CARLOS SILVA MELO
MARIA SUSIANE DOS SANTOS BARBOSA
MÁRIO AURÉLIO BARBOSA NETO
WELITON JOSÉ SOARES DA COSTA
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalho Do curso de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Anatomia Aplicada a Educação Física; Ciências Moleculares e Celulares; Educação de Jovens e Adultos; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Práticas Pedagógicas: identidade docente; Psicologia da Educação e da Aprendizagem.
Prof. Jorge de Barros Pires.
Tutor à Distância: Luciana Medeiros Veloso
Tutor Presencial: Anne
CARPINA – PE
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05
2.1 As mudanças que ocorreram na educação física escolar e os desafios que impõem a prática do professor de educação física..................................................................05
2.2 A importância da interdisciplinaridade na Educação Física.................................07
2.3 A visão interdisciplinar e a integração de outros conhecimentos de áreas como a anatomia e ciências moleculares e celulares com a área pedagógica – um desafio para o professor.........................................................................................................08
2.4. A importância da sequência didática para auxiliar os alunos na construção de um conhecimento.............................................................................................................09
2.5. As teorias da aprendizagem e sua importância para auxiliar o professor à na aula de educação física......................................................................................................10
3. CONCLUSÃO........................................................................................................11
REFERÊNCIA............................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado traz como temática: “A Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar”. A temática desenvolvida neste trabalho se torna importante, pois ajuda a refletir sobre os desafios da educação física para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar e significativa com os alunos, a fim de que o profissional de educação física venha estar preparado contribuindo para o desenvolvimento, formação e aprendizagem do aluno em vários sentidos, tendo as teorias da aprendizagem como norte para auxiliar a sua prática.
Através das pesquisas realizadas, iremos refletir sobre a história da educação física e seus desafios no ambiente escolar e entender o conceito da interdisciplinaridade e sua importância no processo ensino aprendizagem, de modo que o professor tenha conhecimento sobre como desenvolver sua metodologia envolvendo as diversas áreas, e valorizando a interação entre essas.
Assim, os objetivos do trabalho consistem em contribuir para ampliar os conhecimentos substanciais sobre aspectos fundamentais da área de educação física para o desenvolvimento da prática docente; Compreender a educação física como um conteúdo da educação escolar e suas potencialidades e dificuldades na intervenção; Refletir sobre a realidade enfrentada pelos professores de educação física no campo escolar e compreender como a interdisciplinaridade pode contribuir para uma ação profissional mais completa e efetiva.
Para realização do mesmo, foi realizada a pesquisa bibliográfica aprofundada nos conhecimentos adquiridos ao longo deste semestre, utilizando-se dos materiais disponibilizados para leitura, como artigos, livros didáticos e trabalhos acadêmicos como monografias e artigos que englobam este tema.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 As mudanças que ocorreram na educação física escolar e os desafios que impõem a prática do professor de educação física
Ao fazer a leitura do artigo proposto nas orientações deste semestre, na qual traz por tema: “A Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar”, pode-se melhor compreender a proposta deste trabalho.
Diante das leituras que foram realizadas para a elaboração deste trabalho, fez se uma busca aprofundada no que se refere à história da Educação física escolar, buscando entender as mudanças que foram ocorrendo para que hoje fosse assim reconhecida.
Ao fazer essa análise, pode-se entender que diversas foram as transformações que ocorreram no campo da educação física escolar, desde a sua origem até o atual momento. Verificou-se que essas mudanças ocorreram tanto no que se refere aos conteúdos desenvolvidos nos diferentes níveis de ensino, assim também como nas respectivas tendências pedagógicas que nortearam e que ainda norteiam o processo educativo do sujeito.
Podemos melhor entender esse processo de mudanças nessa área de conhecimento, através da contribuição de Darido (2003), citando que:
Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física (2003, p. 1).
Diante da cotação apresentada, nota-se que essas mudanças trouxeram várias influências tanto para a formação profissional, quanto para a prática pedagógica dos profissionais da Educação física. Diante dessas mudanças que foram ocorrendo, a Educação Física passa a assumir novos caráter, e várias ações começaram a ser desenvolvida na sociedade, apesar de que visando estas começaram por visar à necessidade de uma construção anatômica contemplando a classe superior. Assim, o pensamento higienista, dominando a Educação Física, é marcado pelos hábitos de higiene e da saúde, objetivando, por meio do exercício físico, valorizar o desenvolvimento do físico e da moral (PEREIRA, 2006).
...