Lutas Como Conteúdo nas Aulas de Educação Física
Por: Eder Lopes • 16/11/2021 • Artigo • 912 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
Disciplina: Lutas | Tarefa: Atividade de Portfólio Ciclo 3 | |
Nome: Eder Lopes Borges | RA: 8113490 | Turma: DGEFL2001VITA0S |
Parecer do Tutor: |
Ao refletirmos sobre a utilização do conhecimento de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar devemos considerar, principalmente, os objetivos que devem orientar a prática pedagógica do professor ao longo do Ensino Básico. Entendendo que, cada escola construirá seu próprio Projeto Político Pedagógico, não é possível traçar um único grupo de objetivos. Assim, consideraremos aqueles descritos nos documentos oficiais do Ministério da Educação (PCNs e BCCN) para analisarmos as dificuldades encontradas por professores das escolas do Ensino Básico, públicas e privadas, com a utilização de tais conhecimentos nas aulas de Educação Física Escolar. E, para termos uma real perspectiva de tais dificuldades, você precisará dialogar diretamente com professores em atividade nas escolas. A partir deste diálogo, será possível realizar uma reflexão mais aprofundada sobre as dificuldades encontradas na prática profissional, referente a utilização dos conhecimentos de Lutas no Ensino Básico. O questionário a seguir, deverá ser aplicado a, no mínimo, dois professores (que não podem trabalhar na mesma escola) de Educação Física do Ensino Básico.
1) Em algum momento de sua prática profissional, desenvolveu aulas com o conhecimento Lutas? Se sim, como foi? Se não, por qual motivo não desenvolveu?
2) Compreende que é possível desenvolver aulas com o conhecimento Lutas? Se sim, o que e como poderia ser desenvolvido? Se não, por qual motivo?
3) Em sua formação profissional (inicial) teve aulas de Lutas? Se sim, o que aprendeu? Está sendo suficiente para trabalhar com este conhecimento na escola? Se não, o que acredita que deveria ter aprendido nestas aulas?
Para a realização das entrevistas, aconselhamos o uso de um gravador ou aplicativo de smartphone para, posteriormente, transcrever o discurso fiel dos professores. Evite coletar as respostas. Após a coleta das respostas, os dados deverão ser tabulados e analisados tendo como resultado a redação de um texto que apresente sua compreensão, acerca das respostas dos professores, procurando responder as seguintes questões:
-É possível utilizar os conhecimentos de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar para atingir os objetivos descritos nos documentos oficiais?
-Quais estratégias são necessárias?
-Apenas é possível trabalhar com Lutas aqueles professores que dominam o conhecimento técnico?
Entrevista 1
Professor Evandro Calci de Araújo.
Telefone: 27 997066493
Escola em que trabalha atualmente: CMEI Bairro Direção, Fundão, ES.
Resposta 1:
Sim. Quando dei aulas para o ensino fundamental, as aulas eram planejadas conforme a faixa etária de cada turma, as atividades eram adaptadas para evitar qualquer tipo de lesão. Em seguida, apresentava também, golpes de algumas lutas através somente dos movimentos, sem tocar o aluno, e as vezes também,
convidando professores de artes marciais para se apresentar na escola e falar sobre a luta que ensinava.
Resposta 2:
Sim. Todos os tipos de lutas podem ser desenvolvidos na escola, mas é necessário adaptá-las as condições existentes na escola e trabalhar nas três dimensões do conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal.
Resposta 3:
Sim. Aprendi que as lutas ajudam muito no desenvolver dos movimentos corporais e na formação dos alunos como cidadãos. Também são importantes para o autoconhecimento e autocontrole do aluno. Mas para que o resultado seja alcançado, é necessário planejar bem as aulas e colocar objetivos alcançáveis.
Entrevista 2:
Professora: Tânia Martins Sarcinelli Bogusk
Telefone: 27 33259079
Escola que trabalha atualmente: CMEI Anísio Spínola Teixeira
Resposta 1:
Sim. Nas minhas aulas de lutas no ensino médio, eu trabalhei com o conhecimento teórico, regras e tipos de lutas. Ensinei também, vários movimentos de golpes de várias lutas como, judô, karatê, muay thai e capoeira. Trabalhei muito na questão de ensinar ao aluno que luta não é sinônimo de violência e sim, uma forma de trabalhar a mente e o corpo.
Resposta 2:
...