O KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUIÇÃO DOS KATAS PARA QUALIDADE DE VIDA
Por: 98423 • 18/6/2019 • Relatório de pesquisa • 2.284 Palavras (10 Páginas) • 218 Visualizações
KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUIÇÃO DOS KATAS PARA QUALIDADE DE VIDA
Paula Freitas
Miguel Angelo Santos
Prof. Orientador: Natalia Spuldar Bergano
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (EFL0301/2) – Paper de Tópicos Especiais
RESUMO
O karatê é uma palavra japonesa e em muitas literaturas é adicionado o pronome DO no final (karatê-do). O termo KARA significa vazio, TÊ significa mão e DO significa caminho, a definição por completo é “Caminhos de Mãos Vazias”. Esta arte marcial tem, no seu currículo, as matérias: kihon, kata e kumite. O kihon significa forma e modelo, o kata significa luta imaginária e o kumite luta livre ou combinada. Este estudo buscou analisar os fundamentos do kata e seu surgimento para contribuir com a qualidade de vida.
Os katas têm a função de filtrar no Dojo (academia) o que deve ser melhorado.Além disso, o kata demonstra a política da academia e define o estilo a ser praticado.
Um outro motivo desta pesquisa foi relatar a importância de seus movimentos para a saúde e qualidade de vida dos seus praticantes. Muitos são os motivos que levam a relacionar o karatê aos componentes da Atividade Física Relacionada à Saúde como, por exemplo, a flexibilidade. Diante disso, este trabalho é de grande relevância para professores de karatê, educadores físicos, clubes, academias e universidades, devido ao fato de contribuir com novas informações a respeito dessa arte marcial.
Palavras-chave: Karate. Kata. Qualidade de vida.
INTRODUÇÃO
A palavra kata vem do japonês e significa forma, modelo, figura, diagrama marcial. Segundo Funakoshi “exercício formal” se caracteriza um estilo, uma imagem a ser reproduzida e até mesmo uma representação de um período.
O kata é a essência de uma arte marcial, deve ser sempre mantida nas suas projeções, mesmo que, no decorrer do tempo, as coisas mudem com o modernismo. Grandes Mestres, em seus estudos, adicionam novos movimentos com a intenção de dar um novo sentido a um gesto que ganha vida numa luta imaginária.
São exercícios formais que desenvolvem o corpo e a mente, através de formas, modelos “kata”, desenhos executados de maneira encadeada e pré-determinada por linhas gráficas denominadas embusem que seguem um ponto político e histórico de cada mestre conforme o seu estilo.
O corpo é representado pelo desenvolvimento das capacidades físicas necessárias para a vida diária (VD):força, resistência, flexibilidade, coordenação, contrações e descontrações, agilidade, velocidade e equilíbrio.
Pela pratica e pelos fundamentos do kata adquire-se qualidade de vida trazendo benefícios importantes para os praticantes de karate-do ajudando nas atividades diárias e na prevenção de doenças.
Fundamentação teórica
É um referencial ao professor de karate-do trabalhar a aparência e a realidade, o praticante de kata deve ter compreensão dos significados de cada gesto desenvolvido; assim, há uma interação do movimento com as capacidades físicas expressadas pelo corpo desenvolvendo seu lado solitário, instante de redescoberta própria, o amadurecimento das técnicas, um elo entre o diagrama e o espaço, deixando fluir uma resposta imediata para um gesto imaginário.
O treinamento independente, sem obrigação, causa uma evolução consistente e permanente. Mais do que o gesto, o importante é a perfeição do movimento, o encontro do eu com a técnica. A vivência própria gera sensações de ganho interno e individual. É compreendido como uma ligação entre o crescimento do nível técnico e mental. Muitos adeptos do karatê, ao treinar o kata conseguem a repetição perfeita dos movimentos, mas não buscam a redescoberta. O pensamento intelectual da novidade causa a diferença entre indivíduos praticantes.
O surgimento dos katas deveu-se à grande busca de uma nova perspectiva, pois são treinados no invisível, em contato com o meio ambiente. Podemos compreender o movimento humano, gerado pelo kata, como conseqüência da interação entre os músculos e as forças externas impostas pelo universo ao sistema.
Para uma qualidade de vida e seja almejada através da pratica do kata a pratica dos alunos devem transcorrer nos primeiros anos das series iniciais, três vezes por semanas com aulas de 45 minutos para que o aluno seja beneficiado.
Segundo NAKAYAMA” O Melhor do karte-do” os benefícios da prática do karate com os katas para o fortalecimento do corpo e qualidade de vida são reais e comprovados através da prática constante.
Benefícios Físicos:
- Aumento da capacidade cardiorrespiratória
- Coordenação e bilateralidade do movimento
- Melhora do tônus muscular
- Aumento da flexibilidade muscular
- Aumento da força, velocidade e resistência do praticante.
- Fortalecimento neuromuscular.
Benefícios Psico-Mentais:
- Aumento da atenção do individuo
- Controle da ansiedade
- Redução da depressão
- Redução do cansaço mental produzido pelo stress
- Aumento da sensação de bem estar
- Aprendizado dos processos de respiração e meditação
- Controle das emoções negativas (raiva, medo, indecisão, nervosismo, tristeza).
- Saber lidar com regras de disciplina e controle
Todos os katas são organizados por linhas gráficas, chamadas de Embusem, e que fazem com o que o atleta execute a seqüência de movimentos do kata e retorne ao exato ponto de partida.
Os movimentos são reproduzidos por cabeçadas (Kubi), joelhadas (Hittsui), cotoveladas (Empi), socos (Tsuki), chutes (gueri), defesas (Uke), saltos (To Be),
...