O Sistema Renal
Por: stephanie.thomaz • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Stephanie Nicole Thomaz – 00105009 – Educação Física
SISTEMA RENAL
- Descreva as principais funções do sistema renal.
A principal função é manter o estado de homeostasia do organismo, ou seja, filtrar o sangue para eliminar substâncias em excesso e produtos finais do metabolismo celular formando a urina, regular o equilíbrio hidroeletrolítico, a osmolaridade, a pressão sanguínea sistêmica, o equilíbrio ácido-base, realizar a produção e liberação de hormônios (Renina, Prostaglandinas renais, Eritropoietina e Vitamina D) e também controlar o equilíbrio de sais minerais (potassio, sódio, cálcio, fósforo).
- Descreva com ocorre o processo de filtração no corpúsculo renal.
O corpúsculo renal é o aparelho de filtração do néfron (nefrónio). Cada corpúsculo é composto por duas partes principais: o glomérulo e a cápsula glomerular (de Bowman). O glomérulo é uma rede de capilares formados por ramos da artéria renal (arteríolas aferente e eferente).
O sangue sistêmico passa pelo sistema capilar glomerular e é filtrado para formar a urina primária. Isso ocorre por meio de uma barreira especial de filtração que filtra seletivamente a água e os solutos do sangue que passa pelos capilares glomerulares. Esse filtrado possui substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e diversos sais minerais. No entanto, contém também substâncias tóxicas ou inúteis ao organismo, como a ureia e o ácido úrico. O processo em que ocorre o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais. E os resíduos recolhidos são mandados através dos ureteres para a bexiga.
- Descreva como funciona o sistema renina-angiotensina.
O sistema renina-angiotensina-aldosterona refere-se a uma série de reações configuradas para a regulação da pressão arterial. Quando a pressão arterial cai (no caso da pressão sistólica, para 100 mm Hg ou menos), os rins liberam a enzima renina no sangue.
A renina se divide em angiotensinogênio, uma grande proteína que circula na corrente sanguínea, em partes. Uma parte é a angiotensina I, que se mantém relativamente inativa e é repartida em partes pela enzima de conversão da angiotensina (ECA). Uma parte é a angiotensina II, um hormônio que é muito ativo.
A angiotensina II faz com que as paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas) se contraiam, aumentando a pressão arterial e também causa a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais e da vasopressina (hormônio antidiurético) pela hipófise.
A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio gera uma retenção de água, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.
...