TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS EDUCATIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

licenciatura em educaçao fisica

TRABALHO EM GRUPO

Antônio Callai Junior

Bruno Da Rocha Lopes de Abreu

Eduardo Pelissari Bazzo

Juliano dos Reis

Leandro Henrique Lovato

Marcelo da Silva

MÉTODOS EDUCATIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

                                                   

        

[pic 3]

Campos novos

2017

Antônio Callai Junior

Bruno Da Rocha Lopes de Abreu

Eduardo Pelissari Bazzo

Juliano dos Reis

Leandro Henrique Lovato

Marcelo da Silva

 

MÉTODOS EDUCATIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado ao Curso educaçao fisicalicenciatura  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de Metodologia do ensino do Voleibol Metodologia do ensino do Basquetebol Metodologia do ensino do Atletismo Cinesiologia e Biomecânica Seminários da prática - Metodologia do ensino de modalidades coletivas e atletismo.

Orientadora: Eloise Werle de Almeida

                                                                     

Campos novos

2017

1ª PARTE

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho em grupo foi estabelecido aos integrantes dividir o trabalho em duas partes, sendo que a primeira parte irá tratar sobre os métodos pedagógicos e as modalidades coletivas e a segunda parte tratará especificamente sobre a pesquisa de campo.

Os objetivos principais deste trabalho são verificar quais são as abordagens e métodos de ensino mais utilizados pelo professor, bem ainda, quais foram os motivos que o levaram a utilizar esses métodos.

Na sequência, foi realizada pesquisa sobre as possibilidades de exercícios empregados para o desenvolvimento das circunstâncias de jogo, das capacidades e habilidades esportivas, e feita uma reflexão sobre a as diferentes possibilidades de metodologias de ensino das modalidades coletivas, conjuntamente com as particularidades de cada meio.

Ressalta-se que para o trabalho do conteúdo de basquete, handebol, voleibol, dentre outras, é mais utilizado pelos professores de Educação Física o método tecnicista, no qual a progressão das habilidades é realizada por meio de exercícios de caráter técnico e tático. No entanto, subsistiram novos métodos e abordagens que incluíram meios de atividades mais prazerosas para os alunos no ensino das modalidades coletivas, proporcionando a eles um aprendizado difundido, que os auxilia no desenvolvimento motor por completo.

Dentre esses métodos é citado a Escola Bola, de iniciação esportiva generalizada, e as Abordagens dos jogos Esportivos Modificados, Crítico- superadora.

De outro lado, na 2ª parte do trabalho foi solicitada uma atividade de entrevista com um professor de educação física onde o objetivo era buscar informações acerca do trabalho do docente de educação física no desenvolvimento de modalidades coletivas e também ter consciência dos exercícios propostos pelo professor de acordo com o intuito das aulas.

Após, observamos mais de perto como é a vivência de um professor de educação física dentro do ambiente escolar, bem como, vimos as dificuldades que enfrenta para colocar em prática as metodologias, pois os recursos utilizados às vezes têm que ser extras do planejamento da aula, utilizando a experiência para resolver situações inesperadas.

2. DESENVOLVIMENTO

Atualmente, observa-se um notável aumento nas discussões sobre as metodologias de ensino-aprendizagem, principalmente nos jogos desportivos coletivos, onde são vários os assuntos a serem questionados.

Importante mencionar que o esporte no campo da Educação Física é para os professores uma facilidade pedagógica, em razão da forma como o processo é tratado no meio de ensino-aprendizagem.

Outrossim, nas aulas da disciplina de Educação Física (EF) na grande maioria das escolas, os jogos esportivos têm sido conteúdos predominantes.

Nesse sentido, os conteúdos de uma aula de Educação Física, mais especificamente dos jogos esportivos, são temas que há muitos anos têm merecido especial atenção do profissional de Educação Física, especialmente no ensino fundamental, no qual as aulas de (EF) apresentam como característica principal a esportivização. (REIS, 1994)

Dessa forma, um amplo conhecimento dos conteúdos esportivos durante o ensino fundamental implicará em uma maior diversidade de experiências e vivências no ensino médio e, posteriormente, na vida adulta.

Na maioria das escolas, os jogos esportivos continuam sendo desenvolvidos de forma tradicional, sendo que no início da aula são realizados exercícios de aquecimento, alongamentos, e práticas de habilidades conhecidas. Já no protocolo, são ensinadas as habilidades técnicas, realizadas de maneira isolada, como, por exemplo, os fundamentos de um determinado esporte, e, quase sempre de costume, o jogo finaliza a aula.

 Assim, em decorrência da tradição histórica e da influência dos tradicionais métodos de ensino, por muito tempo prevaleceram, e ainda continuam em uso, os tradicionais métodos ditos diretivos. A busca por uma fundamentação cientifica referente ao processo de ensino dos jogos esportivos tem sido uma constante, possibilitando aos professores e técnicos abandonarem gradativamente suas práticas empíricas, indutivas e totalmente diretivas. (REZER; SAAD, 2005)

Ressalta-se que na situação dos jogos desportivos, foi analisado no presente trabalho um aumento crescente nas conversas, em busca de novos procedimentos pedagógicos, tendendo-se a facilitar a transmissão de conhecimento, tendo em vista que vários autores apresentam propostas, visando discutir o ensino dos esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (761.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com