Os Benefícios das atividades e exercícios físicos
Por: ggabriel • 7/11/2017 • Projeto de pesquisa • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 487 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
Manaus
2017
Quais os benefícios dos exercícios e atividade físicas para saúde
Trabalho solicitado pelo Prof. José Felício, para obtenção de nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico do 1 período de Licenciatura em Educação Física.
Manaus
2017
Projeto de pesquisa
Tema:
Benefícios dos exercícios e atividades físicas
As atividades físicas estão inseridas no mundo desde os tempos primórdios, os exercícios foram desenvolvidos posteriormente, com objetivos e fins específicos, ambos são de grande relevância para os seres humanos. Tendo em vista que as atividades são praticadas diariamente por todos, já os exercícios não. E tanto as atividades e os exercícios físicos promovem benefícios, cada um de uma maneira especifica e maior.
Problema:
Há uma grande luta no mundo inteiro contra a obesidade, pois ela devia ser controlada por cada individuo, mas essa realidade e bem distante para algumas pessoas, é necessário que os seres humanos se cuidem mais, tenham uma maior atenção quanto ao que comem, pois, se comessem menos produtos industrializados e tivessem um habito maior de praticar atividades e exercícios físicos. De acordo com o portal da Amazônia e o ultimo levantamento feito, Manaus chega a ter 20,3% da população obesa, média essa acima do âmbito nacional, esses dados fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizado pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país.
Ao longo da evolução, os seres humanos passaram a exercitar-se com menos frequência, com a tecnologia sempre em avanço muitos deixaram de lado as praticas de atividades e exercícios que antes eram mais comuns no cotidiano. O grande problema é que a escassez de exercícios e atividades tendem as possíveis doenças, elas aparecem mais cedo e de forma mais grotesca, por esse motivo há um aumento na obesidade em todo o planeta, é uma luta difícil, pois a maioria das pessoas que se tornam obesas tendem a não praticar com frequência atividades e exercícios, prejudicando sua própria saúde e bem estar. Observa-se a crescente taxa de mortes por diversas doenças, e muitas delas seriam evitadas com simples hábitos de cuidar do corpo físico, através de atividades e exercícios físicos.
Objetivo Geral:
Como a obesidade é um problema enfrentado pelo mundo inteiro, e há uma alta taxa de pessoas com doenças que podem ser evitadas e controladas com atividades e alguns exercícios básicos. Controlando e prevenindo a obesidade, os riscos de ter diabetes e hipertensão caem bastante.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a importância da prática de exercícios e atividades físicas de modo que ela traga benefícios não somente para a saúde e a luta contra a obesidade, mas também, intelecto, e qualidade de vida de um modo geral. É importante compreender que suas praticas trazem inúmeros benefícios, desde a prevenção de doenças, como algumas melhoras no corpo e performances, praticar exercícios e atividades é estar cuidando da saúde, além de tornar seus praticantes mais saudáveis também melhora a disposição, a mente, e é uma forma de garantir uma vida com qualidade e mais prolongada.
Objetivo Especifico:
Expor os benefícios que os exercícios e atividades físicas trazem aos seus praticantes, buscando a compreensão de maneira clara e direta, apontando a importância de inserir essas práticas no dia-a-dia tendo em mente que elas promovem uma qualidade de vida, as atividades e exercícios tem o objetivo de promover ganhos relevantes para nosso corpo, sua prática aumenta o sistema imunológico, além de trazer força resistência, condicionamento físico, principalmente se praticada com muita frequência, seus benéficos são ainda maiores. Este projeto tem o objetivo de compreender as atividades e exercícios como excelentes agentes que possibilitam uma vida mais saudável e longa.
Justificativa:
O interesse por esse estudo surgiu a partir de experiências próprias e de pessoas que obtiveram benefícios e tiveram melhoras na saúde, corpo e intelecto.
Hipótese:
Quais os benefícios da atividade física para a saúde?
A atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano. Na atualidade vivemos uma realidade que há muito tempo atrás não se dava conta, o crescimento da população idosa em nosso país, sendo que em meados dos anos 80 a população acima dos 60 anos era de 6,1%, mas com o avanço da expectativa de vida do brasileiro, é previsto que no ano de 2025 a população idosa chegará a 12,2%.
Com estimativas assim buscam-se formas de auxiliar o aumento da longevidade, com meios para retardar o processo de envelhecimento, caracterizados por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo. Assim como profissionais de Educação Física, atuantes na área da saúde não deveram medir esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico.
O envelhecimento para muitos é visto como o fim da vida, onde a pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou?
Os idosos ainda têm muita vontade de viver, só lhes falta a oportunidade para isso, e através da atividade física essas pessoas podem mostrar ainda que são capazes de muito mais. Por isso, devemos trabalhar no objetivo de obter um melhor estilo e qualidade de vida aos idosos, e em posse do conhecimento acerca das atividades físicas inserir uma rotina de exercícios para essa população. Como já foi dito o envelhecimento é marcado por um processo fisiológico irreversível, ou seja, após se iniciar o declínio dos sistemas fisiológicos no corpo não há como obter uma reversão dos mesmos, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas.Com todas essas alterações as pessoas de mais idade sofrem bastante, ocorrendo ainda restrições quanto a sua capacidade de locomoção, o que pode implicar em quedas e dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional.
...