Os Esportes Não Convencionais
Por: Greice Rovero • 15/9/2018 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 3.261 Visualizações
PORTFÓLIO
Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Esportes Não Convencionais, professora MS.
Batatais
2018
Esportes não convencionais são:
aqueles esportes que não são conhecidos no Brasil por falta de divulgação pela mídia ou que não foram vivenciados pela maioria da população, incluindo os esportes radicais e os esportes populares em outros países. (SANCHES; KERR, 2013, p. 26).
Os esportes não convencionais ajudam aos alunos se movimentarem e terem uma cultura de movimento, o que possibilita um amplo desenvolvimento de potencialidades física, cognitivas e afetivas.
O Se-movimentar é entendido como:
Expressão individual e/ou grupal no âmbito de uma cultura de movimento; é a relação que o sujeito estabelece com essa cultura a partir de seu repertório (informações/conhecimentos, movimentos, condutas etc.), de sua história de vida, de suas vinculações socioculturais e de seus desejos (SÃO PAULO, 2008, p. 43).
Desta forma vemos a importância de desenvolver os esportes não convencionais na escola, pois segundo Tani (1996), o esporte é um patrimônio cultural da humanidade e, por isso, constitui-se em conteúdo a ser transmitido pelo processo educacional. Logo, as crianças têm direito de conhecer todo o patrimônio criado, aperfeiçoado, transformado e transmitido no decorrer das gerações.
A vivência de esportes não convencionais podem beneficiar em muito os alunos no desenvolvimento de um repertório motor, além de possibilitar a
aquisição de diversas habilidades motoras; estimular o conhecimento de outras culturas, por meio de regras, gestos ou implementos utilizados; e favorecer a valorização e a estima de uma nova modalidade esportiva (conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal). (SANCHES; KERR, 2013, p. 32).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular: educação física. São Paulo: SEE, 2008. Disponível em:
Esportes não-convencionais / Luiz Sanches Neto, Tiemi Okimura Kerr – Batatais, SP : Claretiano, 2013.
TANI, G. Cinesiologia, educação física e esporte: ordem emanante do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 9-50, 1996.
...