PLANO DE AULA - DANÇAS CRIATIVAS
Por: camilinhlara • 19/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 3.617 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
PLANO DE AULA
Atividades Rítmicas – Danças Criativas
Profa. Norma P. de Oliveira
Profa. Rosana Chirumpolo Pazini
Turma: 14206B
Camila Lara dos Santos Nº 04
Igor Roberto Fernandes Nº 14
10 DE OUTUBRO DE 2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. PLANO DE AULA 4
2.1. Dados de Identificação 4
2.2. Tema 4
2.3. Objetivos Específicos 4
2.3.1. Cognitivos 4
2.3.2. Psicomotor 4
2.4. Classificação dos conteúdos 5
2.4.1. Conceituais 5
2.4.2. Procedimentais 5
2.4.3. Atitudinais 5
2.6. Cronograma e Conteúdos 6
2.6.1. Parte Inicial 6
2.6.2. Parte Principal 6
2.6.3. Parte Final 8
2.7. Recursos Materiais 8
2.8. Critérios de Avaliação 8
3. CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
- INTRODUÇÃO
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna.
A Dança Criativa visa à interação professor/aluno, onde criam juntos sua própria forma expressiva e a comunica com o mundo da dança, onde o prazer pelo movimento e pela interação do corpo e da mente se torna evidente, numa tentativa de fazer de um aluno, um intérprete do movimento.
Esta aula prática irá contribuir para o desenvolvimento dos alunos, trabalhando o aspecto cognitivo, psicomotor e sócio- afetivo. Destaca-se principalmente o estímulo da criatividade e memorização dos alunos.
O plano foi elaborado para alunos de 17-18 anos. Segundo Miel (1972) A criatividade é qualidade que todo ser humano pode demonstrar em sua maneira de viver, e que é possível aumentar a criatividade na maioria dos indivíduos, aumentando assim na sociedade em geral, se for posto em prática na educação o que sabemos a respeito de condições que incentivam a criatividade, sendo uma desta, a arte. Já Lowenfeld, V; Brittain, L. (1970), acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
No aspecto motor Gallahue (2005) afirma em seus estudos, que nessa faixa etaria, os individuos estão no estágio de utilização permanente da fase especializada de desenvolvimento motor, que começa por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta. O estágio de utilização permanente representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida.
Em relação ao aspecto sócio afetivo, a dança criativa,assim como a dança de um modo geral, permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos. Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais e torna-se uma opção de lazer, o que é importantissimo nessa idade, em que os alunos estão abertos a interações com outros adolencentes, no mesmo sexo e do sexo oposto.
- PLANO DE AULA
- Dados de Identificação
Instituição: Faculdade de Educação Física – FMU.
Professores: Igor Fernandes e Camila Lara.
Duração da aula: 40 minutos.
Faixa etária: 17 a 18 anos.
Números de alunos: 30.
Local: Quadra Poliesportiva 2.
Data: 10 de Outubro de 2013.
- Tema
Dança criativa
- Objetivos Específicos
- Cognitivos
Os alunos deverão...
Criar movimentos de expressão corporal de acordo com o ritmo das músicas e memorizar os movimentos criados pelos outros alunos.
- Psicomotor
Os alunos deverão...
Executar os movimentos criados respeitando o ritmo da música, explorando as habilidades básicas ja aprendidas de forma sincronizada ou não.
...