PLANO DE AULA: JOGO DE FERRADURAS
Por: Rafael Bezerra • 26/1/2016 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 908 Visualizações
PLANO DE AULA
Tema: Esporte na Idade Média
Subtema: Jogo de ferraduras
Escola: UFMS
Acadêmicos (a): Angela, Rafael, Rayane, Renata, Rodrigo, Rubens e Sirley.
Data: 20/01/2016 Horário: 07h00min as 07h50min
Quantidade de alunos: 22 Faixa Etária: 12 a 16 anos
Objetivo geral: inserção dos Esportes da Idade Média no âmbito escolar.
Objetivos específicos: Proporcionar visibilidade ao esporte, apresentar os conhecimentos básicos sobre o jogo de ferraduras, estimular o trabalho em equipe e contribuir para o desenvolvimento de movimentação, força, potência e arremessos.
Materiais utilizados: Quadra, bolas, cones, coletes, lençol e rede de vôlei.
Metodologia: Serão desenvolvidas atividades com demonstrações, para o conhecimento e a aproximação dos Jogos Populares e posteriormente a vivência à prática do mesmo. O método utilizado será a Família dos Jogos. Onde se baseia nas semelhanças estruturais dos jogos favorecendo a implementação das fases da aprendizagem em função da compreensão.
Desenvolvimento da aula:
Primeira parte:
INTRODUÇÃO – 5 minutos
Apresentação dos Jogos Coletivos, onde surgiu, suas regras básicas.
Segunda parte:
AQUECIMENTO: 15 minutos
Pega-pega Coletivo: O objetivo nessa brincadeira e pegar o máximo de fugitivos para tornarem pegadores. O Pegador terá que pegar o maior número de pessoas, apenas tocando na pessoa, a pessoa pega pelo pegador passará a ser pegador. O jogo acaba até todos os participantes forem pegos.
Terceira parte: desenvolvimento
ATIVIDADE 1 – 05 minutos
Queimada: O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário.
A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube à bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.
ATIVIDADE 2 – 5 minutos
Bandeirinha: Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha (que pode ser também um pedaço de pau) em cada campo.
As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central.
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor.
...