Corporeidade E Ludicidade Plano de Aula – Jogo Tradicional Amarelinha
Por: betta-rj • 9/4/2020 • Trabalho acadêmico • 860 Palavras (4 Páginas) • 1.160 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
PEDAGOGIA - EAD
Roberta dos Santos Carvalho
CORPOREIDADE E LUDICIDADE
Plano de Aula – Jogo Tradicional Amarelinha
Rio de Janeiro – RJ
2018
INTRODUÇÃO
Atualmente a utilização de jogos tradicionais em sala de aula não tem sido explorada profundamente, no entanto esses jogos fazem parte da nossa herança cultural e devem ser estimulados na infância.
Esse plano de aula tem a intenção de promover a brincadeira conhecida como “Amarelinha”, buscando abordar concomitantemente conteúdos da matemática com aspectos lúdicos.
Nos anos iniciais do ensino fundamental I é essencial promover situações de ensino e aprendizagem que gerem a construção de habilidades corporais e sociais desenvolvendo assim, a ideia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.
O estímulo ao exercício físico é indiscutivelmente essencial no que diz respeito aos alunos do ensino fundamental I, pois trabalha o desenvolvimento mental, corporal e emocional. Por isso aliarmos uma atividade física extra no contexto didático, como é o caso da prática da brincadeira da “Amarelinha” pode trazer excelentes resultados além de aumentar o comprometimento do aluno com as aulas.
Acredita-se que a utilização de atividades lúdicas torna o ensino mais interessante e divertido, além de valorizar e cultivar a cultura tradicional do nosso país.
OBJETIVOS DA ATIVIDADE PROPOSTA
- Estimular coordenação motora e lateralidade;
- Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes;
- Desenvolver a concentração e percepção;
- Identificar e nomear cores e formas geométricas;
- Reconhecer números de 0 a 10.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ADOTADOS
Modalidade: Educação Infantil – Fundamental I
Componente curricular: Matemática
Tema: Números, sistemas de numeração, espaço e forma.
Tempo estimado: 02 aulas de 50 minutos
Aula I: Explicando as regras
Desenha-se no quadro o percurso da “Amarelinha” tradicional, com casas simples e duplas, numeradas de 1 a 10, separando as casas Inferno (início) e Céu (final) e então pergunta aos alunos: Quem conhece a “Amarelinha”? Quais os tipos de “Amarelinha” que conhecem? Como se joga a “Amarelinha”? Como podemos organizar essa brincadeira?
Explicam-se as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores:
- A ordem dos jogadores será por sorteio;
- O jogador posicionado na casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma sequência de saltos alternados com um pé, tipo “saci Pererê”, nas casas simples e dois pés nas casas duplas até a casa céu;
- Em seguida, retorna percorrendo a sequência de trás para frente, e ao chegar à casa dupla 2 e 3, deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltar sobre ela e sobre a casa inferno.
- Se completar essa sequência de saltos com êxito, joga a pedrinha novamente, agora na casa 2, e realiza a sequência de saltos da mesma forma da rodada anterior. Se falhar, passa ao participante seguinte e na próxima jogada começa na casa onde parou.
- No trajeto de ida e de volta, o jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha e acertar a pedrinha dentro do espaço delineado.
Aula II: Brincando
Organiza-se as crianças em pequenos grupos de 3 a 5 pessoas sendo que em cada grupo, deve ser colocado duas crianças que tenham maior conhecimento para auxiliar as demais.
Delimita-se um espaço de brincadeira para que cada grupo desenhe a sua “Amarelinha” tendo como referência o modelo apresentado na aula anterior.
Convida-se a partir de um sorteio alguns alunos para iniciar o jogo, enquanto os demais observam sentados em círculo ao redor do diagrama.
Repete-se a brincadeira, pelo menos umas quatro vezes, para que todas as crianças tenham oportunidade de aprender a brincadeira e superar suas dificuldades, vencendo os desafios propostos, bem como, apreendendo todas as regras.
CARACTERIZAÇÃO SÓCIA ECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS
A “Amarelinha” pode ser usada nos anos iniciais do ensino fundamental independentemente da classe social, localização geográfica, pois requer recursos simples e de baixo custo financeiro.
Através da atividade da “Amarelinha” pretende-se que os alunos desenvolvam suas relações sociais, pois devem se organizar em ordem, acompanhar a evolução dos colegas, torcerem por seus favoritos de forma educada e companheira.
...