PORRIFÓLIO 01 – PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Por: jessicaro22 • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
PORTIFÓLIO 01 –
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Jéssica Rodrigues do Carmo
PORTIFÓLIO 01 –
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Belo Horizonte
Claretiano
2018
A princípio é preciso conhecer o indivíduo, e através da análise de comportamento, será possível perceber os comportamentos não saudáveis.
Para Moreira; Medeiros (2007) no behaviorismo, o comportamento não é uma ação isolada, mas uma interação do organismo e o ambiente. O indivíduo apresenta respostas comportamentais, através da interação com o ambiente que lhe oferece estímulos.
No ambiente empresarial, na qual atuo com a Ginastica Laboral, é preciso estimular o individuo com um ambiente agradável e incentivador no momento das aulas. Além das aulas, são realizados outros métodos, como: palestras de conscientização e dialogo individual. Que acredito ser um estimulo para iniciar a adesão ao tratamento.
A partir deste estímulo e resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. Que na visão da Gestalt, o comportamento deve ser estudado considerando as condições que alteram a percepção do estimulo.
Saber o que e como o individuo percebe é importante neste processo. Em seguida, apresentará algumas respostas positivas ou negativas.
Em nossa área de atuação, sabemos que a adesão a tratamento não acontece de forma rápida, por meio de poucos estímulos. De acordo com a teoria de Freud, diante da percepção que tal mudança se torna algo aflitivo e agoniante, o individuo opta por suspender o tratamento. Se lhe causa sofrimento, ele lhe apresenta os mecanismos de defesa. Por hora, de forma independente a sua vontade.
Partindo das perspectivas da Psicologia da Saúde, determinamos que a saúde desse indivíduo também deve ser explicada, nos contextos biológico: nossa conformação genética e sistemas; psicológico: motivação, emoção e entre outros fatores psicológicos; e social: a relação interpessoal e o ambiente. Estes fatores podem interferir de forma negativa na adesão do tratamento.
Diante de recomendações preventivas ou de mudança no estilo de vida, será apresentado a este indivíduo estímulos partindo de analises, como foi descrito. Atentando sempre aos fatores psicológicos, pois os mecanismos de defesa são utilizados de forma inconscientes; e as orientações de um médico para que tenha sequência e eficácia no tratamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. Fonte: Unidade 1. p. 23.
...