PORTFÓLIO DE HIGIENE E SOCORROS URGENTES
Por: jujugaby06 • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.304 Palavras (14 Páginas) • 509 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL
JULIENE APARECIDA SILVA COUTO
R.A. 1111244
PORTFÓLIO DE HIGIENE E SOCORROS URGENTES
[pic 2]
[pic 3]
BATATAIS
2016
PORTFÓLIO DE HIGIENE E SOCORROS URGENTES
O vídeo cujo título é Políticas De Saúde No Brasil - Um Século De Luta Pelo Direito Á Saúde, apresentado pela Fundação Euclides Cunha Apresenta em sua produção relata um documentário a partir de 1990.
Inicia dizendo que o século xx é o que traz grandes esperanças, tempo de progresso adventos, ciências, da engenharia, da eletricidade e da medicina. Então relata epidemia de febre amarela no rio, cita a varíola, epidemia em São Paulo.
Cita as várias doenças epidêmicas e pestilentas da época, tal como cólera, varíola malária tuberculose, febre amarela e peste nas principais cidades do brasil. Declarando assim a vergonha na saúde pública.
Nesta época somente os ricos tinham médicos. Os menos favorecidos só tinham as benzedeiras e a caridade, trabalho feito pelas irmãs da Santa Casa de Misericórdia. (No começo do século xx a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja)
As epidemias manchavam o nome do país em outros países, neste intervalo surgiu o instituto soroterápico de Manguinhas, no qual o Dr. Osvaldo Cruz foi nomeado diretor, ele criou vacinas e colocavam em quarentena os doentes, então o prefeito decidiu limpar a cidade, retirando os pobres e os cortiços. 1904 houve a vacinação obrigatória, alguns civis negavam a vacinarem-se e os militares positivistas também eram contra diziam ser reconhecedores do progresso da ciência, mas não concordavam com a imposição das campanhas estas iam contra a liberdade e o direito das pessoas, os cidadãos foram às ruas com faixas contra a vacinação obrigatória e a ditadura sanitária, estes manifestantes eram repreendidos pela polícia e trocavam tiros em plena rua, um verdadeiro senário de guerra, mas a revolução contra a vacina não teve vitória.
No mesmo período o Dr. Emílio Ribas foi morar junto com os doentes de febre amarela que eram afastados do convívio social para provar que não era transmitida pelo convício com os doentes. Época em que as obras de saneamento básico da cidade de Santos terminavam. Trabalho dirigido pelo Dr. Emilio Ribas, deixando o porto de Santos livre das doenças. Os grandes industriários faltavam a crescer, após a guerra ter impedido que importassem, começaram a produzir aqui, no Brasil, mas, em 1917os operários das indústrias têxteis das fábricas do Rio e de São Paulo entraram em greve,
Em 1918, uma ameaça ao Brasil, a gripe espanhola matando milhares de pessoas, os médicos não sabiam o que fazer para curar esses doentes e o governo nada fazia. As pessoas em greve. Em meio ao caos o governador deixa a cidade de São Paulo e foge para o interior, em 1919 os grevistas fizeram acordo com os patrões e retornam ao trabalho, em 1993 o deputado Elói Chaves anuncia a lei de regulamentação das caixas de aposentadoria e pensão que seriam financiadas por empresas e seus trabalhadores, e pela união, lei a qual os operários teriam assistência médicas e após alguns anos de trabalho aposentariam.
Em São Paulo O Dr. Geraldo Paula Souza voltava dos estados unidos onde fez um curso de saúde pública, assim que chegou deu início às obras do centro de saúde (obra social e educativa, onde ele visa a família como centro da ação). 1930 Getúlio Vargas tomava posse na presidência e dizia que seu governo seria voltado para os mais pobres e desprotegidos. Ele decretou que as estruturas de saúde estavam a partir daquele momento, centralizado e uniformizadas, ele foi considerado o “pai dos pobres”. 1932, porém a cidade de são Paulo se levanta contra o presidente exigindo a constituição prometida em 1930, no entanto havia questionamentos, se de repente a elite paulista não gostou de ficar de fora do poder. Mas, após o presidente prometer a constituição para 1934, São Paulo se rendeu. Ele criou o instituto de aposentadorias e pensões dos marítimos em seguida para os demais profissionais, seria descontada uma fração mínima nos salários para terem direito a assistência médica além das aposentadorias e pensões, após um tempo de trabalho produtivo, ele mesmo nomeou representante dos institutos, mas, disse que os trabalhadores participaram junto com estes representantes na administração, o intuito de utilização do dinheiro arrecado com os IAPS, era alavancar a o setor industrial do país. Houve uma revolução conta o então presidente Vargas, que foi deposto, voltando a candidatar-se em 1650 e foi eleito pelo povo, em novo mandado criou o ministério da saúde que feio para fortalecer as ações em saúde pública, a medicina preventiva que são ações diferentes da medicina individual. Nas ações de saúde pública há várias correntes uma delas é a dos médicos especialistas que cuida de determinado tipo de doenças.
...