PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL
Por: animes foda • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
FABRICIO MAGELA LARA (8008364)
Educação Física - Bacharel
PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL
Tutor: Giovanni Paolo De Jesus Donadia
Claretiano - Centro Universitário
BELO HORIZONTE
1) Devido a importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.
Estresse bioquímico: A homeostase é afetada por substâncias bioquímicas, como por exemplo: narcóticos, estimulantes, inibidores e hormônios.
Certos estimulantes , apesar de agredirem o equilíbrio orgânico, podem maximizar reações, como por exemplo, a cafeína. Ao exercer estímulo no sistema nervoso central, está substância acelera a taxa metabólica basal. Também estimula as glândulas suprarrenais, aumentando, assim, a produção de adrenalina( hormônio responsável pela acentuação do estado de alerta).
Estresse físico: são desgastes desencadeados por fatores externos, de ordem física, capazes de afetar o equilíbrio orgânico, e abalar o desempenho(agudo ou crônico) em determinada modalidade esportiva. Como por exemplo: trabalhar por horas
Estresse mental: se originando na mente ou córtex cerebral, estão atrelados a elementos como ansiedade, depressão, angustia, preocupações. (DANTAS, 2003 apud BUCIOLI, sl).
2) Assim é imprescindível para o educador físico entender este fenômeno. Por isso, nesta questão pedimos que você cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão)
De acordo com Bertoni (2013), a Síndrome de Adaptação Geral é descrita pelo Dr. Hans Selye como uma sequência de reações do organismo à elementos que ameacem a homeostase orgânica:
1° Reação de alarme: é desencadeado por algum fator que ameace a integridade e/ou equilíbrio do organismo. N esta etapa, o corpo libera adrenalina no cérebro e glândulas adrenais.
2° Adaptação: caso haja continuidade do estresse, aproximadamente 10’, as glândulas adrenais liberam cortisol para alavancar os níveis de glicose e insulina, redirecionando o fluxo sanguíneo exclusivamente para os músculos, em detrimento do intestino. Também ocorre a atenuação dos níveis de hormônio sexuais e a utilização das proteínas musculares para produção energética. Se mantendo enquanto houver ameaça (real ou imaginaria), este sistema mantem a sobrevivência, mas desencadeia prejuízos de saúde à quando mantido por longos períodos.
...