PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS NOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: josianedantas • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.030 Palavras (13 Páginas) • 351 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS NOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CÁCERES, MT
JULHO/2014
ADRIELSON CLÓVIS DE OLIVEIRA
CREITIANE CATARINA DE SOUZA MONTEIRO
DIEGO DA SILVA FRANÇA
JOÃO NEY DA SILVA ORTIZ
JOSIANE DA SILVA DANTAS FERRAZ
MARIANE OLIVEIRA DOS REIS
RENATO SANTANA DA SILVA
MEDIDAS E AVALIAÇAO EM EDUCAÇAO FISICA APRESENTADA NO CONTEXTO ESCOLAR, IMPORTANCIAS E BEEFICIOS
Trabalho apresentado como um dos pré-requisitos de avaliação da prática curricular, do curso de Educação Física, no Campus Universitário “Jane Vanini” – Universidade do Estado de Mato Grosso.
Orientador: Gilmar Fiorini
CÁCERES, MT
JULHO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 A Origem de medidas e avaliação
1.2 Objetivos das medidas e avaliação em Educação Física
1.3 Medidas e avaliação no ambiente escolar
1.4 Educação Física escolar e Saúde
MATERIAIS E MÉTODOS
Amostra
Estatura, Massa Corporal e IMC
Entrevista
Análise Estatística
ANÁLISE DOS DADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado como critério de avaliação da prática curricular do 6º semestre (12ª turma) de Licenciatura Plena em Educação Física, Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, orientado pelo professor Gilmar Fiorini, docente da disciplina de Medidas e Avaliação em Educação Física, na qual o grupo foi sorteado e organizado pela professora Adriana Baccin e Viviane Teixiera Silveira, coordenadoras da prática curricular do 6º semestre.
A presente pesquisa busca analisar, se as Medidas e Avaliações estão sendo incluídas dentro da escola, durante as aulas de Educação Física, bem como os seus benefícios e identificar os alunos que estão com sobrepeso e obesidade segundo a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC), proposto pela Organização Mundial da Saúde.
Obtivemos através de livros, artigos entre outras referencias, embasamento cientifico para sistematizar as informações obtidas nas observações e na realização das medidas no Colégio Imaculada Conceição (CIC), localizada no Bairro Centro, Cáceres, Mato Grosso.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 A Origem de medidas e avaliação
O termo antropometria surgiu pela primeira vez em 1659 citado pelo alemao Elshaltez em sua tese de graduação, a palavra antropometria e parte da antropologia que estuda as medidas do corpo humano, e suas diversas proporções. O termo tem origem nas palavras gregas Anthrotos(homem) e Metron(medida). E tem como objetivo estudar o movimento humano em relaçao com a atividade fisica, o desenvolvimento psicomotor, a composiçao corporal, descriçao morfologica do desportista mediante a análise do somatotipo e a saúde como um todo. Os antigos gregos têm uma grande influência na origem das medidas corporais e sua relação com o tipo físico corporal. Hipócrates (460- 360 A.C), o mais famoso médico da antiguidade, estabeleceu uma das primeiras classificações dos tipos físicos que se tem notícia, na sua concepção os homens eram agrupados em habitus ptisicus(pessoa de cor pálida, musculatura pouco desenvolvida, predomínio do diamentro longitudinal), habitus apopleticos(pessoa de cor avermelhada, musculatura bem delineada e predominio do eixo transversal). As primeiras evidências de um trabalho científico são evidenciadas na Europa por volta do século XVI, a antropometria era uma pseudociência utilizada principalmente para a classificação de pessoas com o potencial criminoso(cesare lombroso, em criminal Anthropology, 1895). Esse autor descrevia os criminosos como tendo barbas espeças e maxilares proeminentes. Na Educaçao Física as medidas antropométricas foram empregadas entres os anos de 1880 e 1900, principalmente pelos pesquisadores da universidade de Harvard dentre os quais se destacou o Dr. Sargent.
Para entendermos melhor sobre medidas e avaliação se faz necessário entendermos um pouco sobre: teste medida e avaliação.
Teste é um instrumento, procedimento ou técnica utilizada para se obter uma informação.
Medida é o processo utilizado para coletar as informações obtidas pelo teste, atribuindo-se valores numéricos aos resultados, é uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informações sobre algum dado pesquisado, onde as medidas devem ser precisas e objetivas.
Avaliação determina a importância ou o valor da informação coletada. A principal diferença entre a medida e a avaliação é que medida abrange o aspecto quantitativo e a avaliação abrange o aspecto qualitativo.
1.2 Objetivos das medidas e avaliação em Educação Física
- Avaliar o estado do indivíduo ao iniciar a programação;
- Detectar deficiências;
- Auxiliar na escolha de exercícios que além de motivar o individuo, influenciará no desenvolvimento de aptidões;
- Acompanhar o progresso do indivíduo;
- Auxiliar como selecionador de indivíduos para equipe de competição;
- Desenvolver pesquisas em Educação Física;
- Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos avaliados;
- Saber adequar o programa elaborado tanto para a saúde como para o desempenho, pois os objetivos e testes são diferentes.
Quando devemos fazer uma avaliação física?
- No inicio de qualquer programa de exercício físico;
- No decorrer do período de treinamento;
- Ao final de um ciclo de treino ou quando for necessário reformulá-lo;
- Periodicamente quando tratar-se de alunos escolares.
Perguntas básicas que devem ser feitas antes de aplicarmos qualquer teste.
- O que vai ser medido?
- Por que vai ser medido?
- Para que vai ser medido?
Assim, devemos preliminarmente nos conscientizar do que se está querendo medir em termos de aptidão física, porque fazê-lo e com que propósito.
1.3 Medidas e avaliação no ambiente escolar
SOUZA (apud RONDÔNIA, 1998) afirma que os processos de crescimento, desenvolvimento e maturação são processos demorados, nos primeiros anos de vida ocorrem mudanças mais significativas são as que determinam futuras habilidades e comportamentos, uma criança precisa crescer suficiente em peso, altura, força e organização nervosa para produzir movimentos coordenados e afetivos, assim é necessário observar o desenvolvimento neuromuscular seguindo um padrão céfalo-caudal.
...