PROFISSIONAL: EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE E HOSPITALAR
Por: Vinicius de Carvalho • 29/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.245 Palavras (9 Páginas) • 360 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
Curso de Educação Física
Luiz Fernando de Souza Barbosa – RA: T49526-1
Vinicius Tornici de Carvalho – RA: B37CIG-7
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE E HOSPITALAR
Ribeirão Preto
2015
Luiz Fernando de Souza Barbosa – RA: T49526-1
Vinicius Tornici de Carvalho – RA: B37CIG-7
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE E HOSPITALAR
Trabalho realizado na disciplina de Tópicos de Atuação Profissional para avaliação no 8° semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Professor: Sinval Avelino dos Santos
Ribeirão Preto
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO DE LITERATURA 4
2.1 A formação profissional: o professor de Educação Física. 4
2.2 Atividades Física, Qualidade de Vida, Saúde. 4
2.3 Aplicações da Educação Física na Qualidade de Vida e Saúde 5
2.4 Educação Física Hospitalar. 5
2.5 Finalidades da atuação profissional 6
2.6 Aplicação da Educação Física no âmbito hospitalar e perspectivas de atuação 7
CONLCUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
Diante de uma sociedade em que o sedentarismo tornou-se um problema de saúde publica, a Politica Nacional de Promoção da Saúde PNPS, criada em 2006 inclui as praticas corporais e atividades físicas na rede básica de saúde, inserindo o profissional de Educação Física neste contexto, desta maneira este pode se considerado um agente de saúde, promovendo melhoras diversas nesse aspecto em um amplo sentido e se tornando um agente social.
Para Zamai et. al. (2009), o homem contemporâneo utiliza cada vez menos as potencialidades de seu corpo, por conta de seu dia a dia, não realizando atividades físicas e desenvolvendo desta maneira diferentes tipos de doenças crônicas e para o combate a estas é essencial que a pratica destas atividades se tornem parte de seu cotidiano.
Segundo Okuma (1998) em relação á saúde e qualidade de vida com avanços das pesquisas voltadas a Educação Física, descobriu-se que um profissional desta área estar atuando com outros especialistas na manutenção e prevenção da saúde é um importantíssimo instrumento para a diminuição na taxa de morbidade e de morte precoce, além do aumento da longevidade das pessoas.
De acordo com Souza et. al. (2008), a Educação Física é considerada uma ciência da saúde e como tal atua no âmbito da promoção á saúde, na prevenção de doenças, no diagnostico, no tratamento, na reabilitação e também na manutenção da saúde dos indivíduos.
Assim pode-se ressaltar que o trabalho do profissional de Educação Física dentro da área da saúde é de estrema importância para os indivíduos e para uma sociedade com mais saúde.
- REVISÃO DE LITERATURA
2.1 A formação profissional: o professor de Educação Física.
Segundo Moreira (2007), a formação profissional de um Educador Físico é muito importante, pois é o embasamento teórico que permitirá a este profissional a analise da realidade em que vai atuar, é a partir desse estudo que ele terá subsídios para atuar em diferentes áreas, como a da saúde.
De acordo com o CONFEF (2002), a habilidade profissional do professor de Educação Física vai muito além da área escolar. Através da Lei 9696/98, de 1º de Setembro de 1998, a qual regulamentou a profissão de Educação Física, ampliando a visibilidade social e acadêmica consagrando os vários campos de atuação dos profissionais pertencentes a esta área, delegando e permitindo que ministrem e orientem atividades físicas e esportivas.
2.2 Atividades Física, Qualidade de Vida, Saúde.
A aptidão física relacionada à saúde se define:
Como a capacidade dos sistemas do organismo (coração, pulmões, vasos sanguíneos e músculos) funcionar de modo eficiente para resistir a doenças a ser capaz de participar de várias atividades físicas sem se cansar excessivamente. (Roberts; Roberts 2002, p. 426).
Ainda segundo Roberts; Roberts (2002), a aptidão física de um individuo vai muito além da área esportiva, pois está ligada ao seu dia a dia, a todas as atividades realizadas, incluindo o trabalho, lazer e atividades recreativas. Os componentes ligados a saúde são força muscular, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e composição corporal. Sendo assim a pratica da atividade física diariamente é importantíssima para a qualidade de vida e a manutenção da saúde.
Aplicações da Educação Física na Qualidade de Vida e Saúde
Segundo Machado (2000), o tema qualidade de vida passou a ser tratado com esse termo cientificamente a partir da década de 70, com um forte aspecto politico, havendo durante este período um aumento da produção literária nesta área. A partir da década de 80 esse conceito de qualidade de vida passa a ser abordado com diferentes dimensões e na década de 90 esse conceito de qualidade de vida nos remete inevitavelmente a dois aspectos centrais a subjetividade e a multidimensionalidade.
Segundo Catellón e Pino (2003) a qualidade de vida é caracterizada como: Qualidade nas condições de vida, A satisfação pessoal com as condições de vida; Combinação das condições de vida com satisfação.
...