Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
Por: Luiz Fernando • 6/3/2019 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
ACADÊMICO LUIZ FERNANDO PINTO
Resumo do Artigo: GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Motero. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 1. trim. 2014
Os autores discorrem neste artigo sobre uma crise de paradigmas na qual a ciência se reinventa para atender as necessidades do esporte. O texto tem por finalidade falar sobre o esporte, seu crescimento de maneira expressiva a partir dos anos 60 e da problemática que surge com tal crescimento. O esporte cresce, evolui, sua presença se torna casa vez mais marcante e constante, ao ponto de a ciência já não conseguir dar resposta a problemáticas oriundas dessa nova área. O crescimento repentino do esporte nas ultimas décadas explica a falta de fundamentação teórica que a prática pedagógica vem sofrendo.
Entendendo paradigmas como uma questão para a qual ainda não há resposta concluímos que a crise da ciência é fator determinante para que se realizem novos estudos e se formulem novas teorias.
Sinalizam que os Jogos esportivos coletivos necessitam de tática e técnica, e que os dois métodos ainda que antagônico precisam estar presente de maneira sincronizada e integrada. Ressaltam que é inegável a contribuição da ciência tradicional como conhecimento acumulado, ao mesmo tempo em que já não responde algumas questões se efetiva enquanto base para o conhecimento que será construído daqui pra frente. A ciência como qualquer outro sistema que envolve as relações sociais tem seu conceito construído e reconstruído juntamente com o ser humano. Novos saberes surgem para sanar novas necessidades em uma constante dialética.
...