Portfólio Programa de Saúde e Socorros Urgentes
Por: gabidala • 16/2/2022 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
[pic 1]
VINÍCIUS BATISTA DOS SANTOS
RA: 8058217
Projeto Prática - Ciclo 3.
Atividade de Portfólio do Ciclo 3 - Disciplina de Programas de Saúde e Socorros Urgentes, professora Ms. Sueli Aparecida de Castro.
Entrevista com o Professor Max Augusto Carmo, atua como docente na Escola Estadual Ana Amorim, em Pedro Afonso – TO.
Segundo a organização Mundial da Saúde o paradigma da população da saúde tem por base abranger toda a população não somente os grupos de risco direcionar as ações para os diversos fatores que influenciam a saúde envolver uma variedade de estratégias e instituições como as das áreas de comunicação, a educação, a legislação, o desenvolvimento comunitário e outras. Estimular também a participação de toda a comunidade na aquisição individual e coletiva de estilos de vida mais saudáveis e capacitar profissionais da área para tornarem viável a promoção da Saúde também por meio da educação, com isso pode-se perceber que a melhoria dos níveis de saúde e de qualidade de vida da maior parte da população não será alcançada somente com o desenvolvimento do setor hospitalar, para isso são necessárias ações governamentais que objetivem a desmedicalização da Saúde, seu entendimento como tema multifatorial o envolvimento comunitário na formulação das políticas e nas tomadas de decisões e principalmente a educação para saúde, ou seja, tratar da saúde a prevenção em vez da doença à contribuição da educação física da escola é fundamental nesse processo sendo eles capazes de possibilitar uma educação baseada na promoção da saúde, sensibilizando e motivando os alunos garantindo acima o maior equilíbrio corporal. O mundo moderno trouxe inúmeros benefícios para a humanidade, porém ele acarretou em uma profunda transformação social e econômica, o indivíduo que anteriormente se mantinha ativo conforme as necessidades características peculiares de cada época, hoje se apresenta inerte, acomodado e sedentário. Admissão das práticas físicas de lazer associada ao uso contínuo de computadores, celulares, aparelhos eletrônicos, automóveis, incluindo as mudanças alimentares, comida com pouca qualidade nutricional e repleta de gorduras, vence docinho das crianças e jovens modificando seus corpos e interferindo diretamente na qualidade de vida. Toda essa prática tem modificado os hábitos da população apresentando elevados índices de doenças e obesidade no país. A escola principalmente a disciplina de educação física tem uma importância estratégica na construção e na consolidação de conhecimentos necessários a formação de novas gerações da base de compreender a necessidade da adoção de estilos de vida mais saudáveis e a saúde como sendo um direito social de todos independentemente de origem, socioeconômica, local de moradia ou é etnia.
Como uma toda a promoção de saúde escolar só vem a ser abrangente, caso todos os meios interessados se ajudem, uma vez que é melhor prevenir, que curar males do mau hábito alimentar ou físico, se tratando de tudo que a sociedade atual passa.
Considerações finais
Por final, toda a entrevista foi colocada com dados atuais, para enfatizar e da o devido êxito as colocações pertinentes, com que a má promoção de saúde atual não ajuda tanto quanto deveria, uma vez que se espera mais, e deve ser feito mais por meio da mesma.
...