TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Preparação Física

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                  ÊNIO AROLDO TEÓFILO JUNIOR – 8029544 

                                      PORTFÓLIO I

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Preparação Física Geral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Rapahel Sicuro Leite.    

                                               CURITIBA-PR
                                                       2017

  1. Devido à importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.

Estresse Físico: pode ser provocado por qualquer agente de natureza física, podendo ser desencadeado pela temperatura, pela umidade ou pelo esforço físico (BUCIOLI, 2016). Por exemplo, durante uma atividade ou exercício físico, como a corrida.

Estresse Bioquímico: é desencadeado por qualquer agente farmacológico de natureza química, tais como analgésicos, anestésicos, calmantes, estimulantes, tóxicos, drogas em geral (BUCIOLI, 2016). Por exemplo, o álcool ou fumo que causam alterações nos sistemas respiratórios, circulatórios e digestivos.

Estresse Mental: tem origem na mente e está relacionado a fatores como ansiedade, depressão, angústia, preocupações, ou por outros fatores oriundos do córtex cerebral DANTAS, apud BUCIOLI (2016, p. 32). Por exemplo um grande acumulo de tarefas no trabalho aliado de cobranças por metas a serem alcançadas.

  1. Assim é imprescindível para o educador físico entender este fenômeno. Por isso, nesta questão pedimos que você cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão).

Fase 1 – Reação de Alarme: é caracterizada pela mobilização de mecanismos que causam desconforto e que, para proteger a vida ou o organismo, o colocam em estado de alerta. Pode ser subdividida em duas partes: o choque e o contrachoque TUBINO (2003) e DANTAS (2003), apud BUCIOLI (2016, p. 33). Ainda segundo TUBINO (2003), apud BUCIOLI (2016, P. 33), a fase do choque é a primeira resposta do organismo a um estimulo que ainda não está adaptado, e o contrachoque é o inverso do caso apresentado. Por exemplo, se no choque acontece uma diminuição da pressão sanguínea, no contrachoque acontece o aumento da pressão sanguínea.  

Fase 2 – Fase da Resistência (Adaptação): é a fase da adaptação, onde os canais específicos de defesa do organismo se desenvolvem resistindo a ação do agente estressor inicial. É a fase mais interessante para o treinamento desportivo TUBINO (2003), apud BUCIOLI (2016, p. 34). 

Fase 3 – Fase da Exaustão: Caracteriza-se um estado em que o organismo é submetido a uma carga de trabalho muito forte e não se recupera de forma conveniente, podendo ser originária de insuficiência de repouso ou alimentação inadequada, com caráter progressivo DANTAS (2003), apud BUCIOLI (2016, p. 36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com