Potencial de acoa
Por: Alexandre Alves • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.187 Palavras (9 Páginas) • 421 Visualizações
RESUMO
O sistema nervoso é sem duvidas o mais complexo e diferenciado do tem como funções básicas a interação dos diferentes sistemas orgânicos, além das funções sensoriais, motoras e adaptativas. Funções adaptativas, tem relação direta com a busca do equilíbrio orgânico.
Com isso iremos ver um pouco da funcionalidade desse sistema, os temas abordados serão, potencial de ação, potencial da membrana, potencial limiar, potencial limiar excitatório, despolarização, repolarização, hiperpolarização, bomba de sódio-potássio ATPase, período refratário absoluto, período refratário relativo.
SUMÁRIO
CAPA
CONTRA CAPA
RESUMO
SUMÁRIO..................................................................................................................4
INTRODUÇÃO..........................................................................................................5
1.POTENCIAL DE AÇÃO........................................................................................6
1.1 DESPOLARIZAÇÃO..........................................................................................7
1.2 REPOLARIZAÇÃO ............................................................................................7
1.3 HIPERPOLARIZAÇÃO......................................................................................8
1.4 REPOUSO............................................................................................................8
2 POTENCIAL DE MEMBRANA...........................................................................9
3 BOMBA DE SÓDIO POTÁSSIO ATPase............................................................9
4 POTENCIAL LIMIAR EXCITATÓRIO.............................................................10
5 POTENCIAL LIMIAR.........................................................................................10
6 PERÍODO REFRATÁRIO ABSOLUTO............................................................10
7 PERÍODO REFRATÁRIO RELATIVO.............................................................11
8 TRANSPORTE ATIVO .....................................................................................11
9 CONCLUSÃO....................................................................................................12
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................13
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos aspectos do, potencial de ação, pois é um fenômeno de células excitáveis, como neurônios e miócitos, consiste na rápida despolarização e em seguida pela repolarização do potencial de membrana.
Pode-se dizer que os potenciais de ação são mecanismos básicos de transmissão de informações no sistema nervoso e em todos os tipos de músculos. Depolarização, hiperpolarização, potencial limiar, são algumas das terminologias abordadas nesse trabalho, veremos também a importância da bomba do sódio-potássio ATPase, potencial de repouso da membrana e todo esse complexo sistema.
1.POTENCIAL DE AÇÃO
Potencial de ação se dá quando a membrana de uma célula excitável é estimulada, células excitáveis são células que respondem frente a um estimulo, por exemplo, neurônios, algumas glândulas, células musculares esqueléticas, músculo cardíaco, etc.
Potencial de ação são eventos fisiológicos que acontecem nessas células, resumindo é uma mudança elétrica que acontece dentro dessas células.
Uma membrana é excitada no momento que ocorre um determinado estimulo, esse estimulo pode ser, calor, frio , solução hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão, etc.
Nem todas as células desencadeiam potencial de ação sobre estímulos, pois algumas células já apresentam alta excitabilidade, São células denominadas auto-excitáveis, e os potenciais por elas gerados são denominados potenciais espontâneos.
Tipicamente o potencial de ação em uma típica célula excitável dura apenas alguns poucos milésimos de segundo e podem ser divididos no seguintes estágios, membrana interna, Na+ 15mV, K+160mV, Cl- mV, Ca++ 10-7mV, membrana externa Na+ 145mV, K+ 5mV, Cl- 120mV, Ca++ 2mV.
[pic 1]
1.1 DESPOLARIZAÇÃO
É o primeiro estágio do potencial de ação, nesse momento acontece um grande aumento da permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Propiciando então um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula, através de sua membrana, por um processo de difusão simples.
Com esse fenômeno, o liquido intra-celular fica com grande quantidade de íons de carga positiva (cautions), com isso, a membrana celular passa a ter um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula, agora temos mais cargas positivas no interior da célula, e mais cargas negativas nos seu exterior.
Portanto, o potencial de membrana passa a ser positivo nesse momento, em torno de (+45mV), é uma etapa em que a membrana torna-se extremamente permeável aos íons Na+, ocorre um influxo de Na+ e consequentemente aumento de carga positiva no interior da célula. Nesta fase a célula parte de -75mV e atinge +35mV.
1.2 REPOLARIZAÇÃO
Ocorre logo em seguida a despolarização, nesse curto período a permeabilização na membrana celular aos íons sódio volta ao normal e simultaneamente ocorre agora significativo aumento da permeabilidade aos íons potássio, provocando um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula, devido ao numero de cargas positivas encontradas neste período no interior da célula e a maios concentração de potássio dentro do que fora da célula.
...