Preparação física
Por: Raisa11 • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 584 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
Princípios Científicos do Treinamento
Raísa de Mesquita Oliveira
Maceió/AL
2015
Princípios Científicos do Treinamento
Trabalho apresentado a Disciplina de Preparação Física Geral, Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
Maceió/AL
2015
- Princípio da Individualidade Biológica
Cada indivíduo traz consigo sua individualidade, sendo ela física, psíquica e biológica. Fazendo-o assim responder de forma diferente a cada variação fisiológica. Assim, o treinamento deverá ser personalizado, além de obter melhores resultados. Devemos entender que cada indivíduo será a junção de genótipo mais fenótipo.
- Princípio da adaptação
Nosso organismo vive em constante organização. Ao submetermo-nos a um treinamento, os padrões de organização do sistema são mudados para se ajustar a nova realidade. Essa organização tem como objetivo de se adaptar aos novos estímulos. O treinador deverá respeitar o princípio da adaptação de modo que não cause danos no organismo e sim adaptações capazes de gerar benefícios e uma melhor performance.
- Princípio da sobrecarga
Devemos afastar o organismo em estado de equilíbrio visando à sobrecarga como principal responsável. Tendo em vista seus aspectos qualitativos correspondentes à intensidade e aos aspectos quantitativos correspondentes ao total de carga do treinamento. O período de recuperação deverá ser levado em consideração, pois se ele for insuficiente poderá levar o atleta-aluno a um estado de strain, já se ele for excessivo poderá não há ver aproveitamento no treinamento.
-Princípio da Interdependência Volume-Intensidade
O treinador deverá ter em vista o propósito do treinamento, utilizando assim as variáveis: volume e intensidade, para obter seu resultado. É de extrema importância a ênfase no volume (quantidade) de cargas desempenhadas e na intensidade (qualidade) em que elas serão realizadas em um treinamento.
Se essas variáveis forem utilizadas de forma correta, não restarão dúvidas quanto ao sucesso do treinamento e obtenção do máximo da performance do atleta-aluno.
-Princípio da continuidade
É essencial dar continuidade ao treinamento ao longo do tempo. Tendo em vista que para uma boa forma atlética é de longo prazo e que é bastante influenciado pela preparação anterior do indivíduo. Somente com alguns anos de prática, sobre um treinamento continuo, ininterrupto e progressivo é que se conseguirá uma boa condição atlética. Tendo continuidade, o treinamento não precisará pular qualquer etapa, o que é muito importante para o planejamento do educador físico, não comprometendo e respeitando a integridade e limites do seu atleta-aluno.
...