TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social

Por:   •  18/8/2015  •  Dissertação  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ADILSON HIGA DORVAL

RA: 1137626  

PROJETO SOCIAL KID´S HIGA JIU-JITSU CLUBE

“Vivencia social e transformação comportamental através do esporte de luta."

[pic 2]

[pic 3]

CAMPO GRANDE/MS

2015

[pic 4]

I – Nome do projeto: PROJETO KID´S HIGA JIU-JITSU CLUBE

 

II – Introdução

O Projeto Kid´s Higa Jiu-Jitsu Clube, é desenvolvido no Centro de Treinamento Higa Jiu-Jitsu Clube desde o ano de 2011, e atende crianças em idade escolar de 4 a 12 anos, previamente inscritas e que atendam a obrigatoriedade de estarem matriculadas no ano letivo corrente em rede pública ou particular de ensino, aonde são ministradas aulas de Jiu-Jitsu totalizando 20 horas de aulas e atividades complementares por mês, abrangendo desde a pesquisa bibliográfica especifica, atividades extracurriculares e palestras sobre temas sociais.

 O papel do esporte na formação do caráter e da moral, tem um contexto especial e exemplar, ensinando as crianças conceitos de convivência, limites, respeito ao próximo, superação dos seus próprios limites e também como papel social, dando a oportunidade de aprendizado de um esporte dinâmico e de grande destaque, consequentemente dando maior qualidade de vida e um desenvolvimento físico e mental saudável, propiciado pelo ambiente hierárquico e tradicional das artes marciais, mas com profunda atenção no desenvolvimento do indivíduo como um todo, atendendo as necessidades específicas individuais e do grupo.

O ensino desses valores tão presentes nas artes marciais, contribui sobremaneira para o desenvolvimento de atitudes no cotidiano familiar, escolar e social dessas crianças, contribuindo não só no comportamento, mas no desenvolvimento intelectual, formando indivíduos conscientes de suas possibilidades e ativos na sociedade.

 

III – Objetivos Gerais 

  • Possibilitar vivencias enriquecedoras através de problematizações e conflitos reproduzidos nas aulas de autodefesa, tornando através do domínio de técnicas o aumento da autoestima e segurança.
  • Favorecer o aprendizado do Jiu-Jitsu, através de um programa pertinente a cada faixa etária, bem como a ajuda colaborativa de todos os alunos e pais envolvidos, em um processo de construção do caráter, do conhecimento, e de abrir novas possibilidades.
  • Organização das aulas e atividades complementares, que direcionam a criança para a atividade, e a envolva na busca do conhecimento de si própria e de suas possibilidades.
  • Promover uma atividade física e introduzir essas crianças no mundo das artes marciais, ocupando seu tempo ocioso pela pratica saudável desse esporte
  • Promover a integração e participação dos pais e familiares nas atividades, gerando um valor familiar de resgate e união.
  • Promover a iniciação esportiva, através de atividades lúdicas relacionadas a luta, conscientizando o aluno sobre a atividade.

IV – Objetivo Especifico 

  • Despertar e desenvolver o gosto pela atividade física, mostrando os benefícios e consequências na formação do indivíduo.
  • Desenvolver os limites individuais de cada aluno, ensinando-o a superar barreiras e medos, fortalecendo sua autoestima e coragem, para enfrentar as situações cotidianas.
  • Promover e proporcionar a integração e a socialização das crianças e seus familiares.
  • Estimular a capacidade física e intelectual do aluno.
  • Propiciar atividades físicas evolutivas e desafiadoras.
  • Estimular o trabalho em grupo, para que cada aluno desenvolva suas possibilidades, mas que também ajude o companheiro.

V – Metas

        Nossa meta é garantir um ensino com qualidade superior para atender o máximo de alunos junto a nossa escola, possibilitando aos alunos a construção de seu conhecimento através de aulas desafiadoras e interativas.

Oferecer atividades esportivas que contribuam com a formação para cidadania de crianças e adolescentes entre 4 e 12 anos, possibilitando a construção de competências humanas, sociais, educacionais e culturais, tendo como linha de trabalho a exploração, a experimentação e a autonomia, oferecidas dentro do programa de ensino.

Oferecer momentos de formação comunitária, através do fomento e democratização do acesso às diferentes manifestações culturais e esportivas por meio de produções esportivas e eventos culturais, sociais e educacionais, possibilitando a construção de novos conhecimentos e movimentos, tendo como linha de trabalho a criação, o debate e a socialização.

        

VI – Justificativa

        A sociedade atual é carente de valores e oportunidades de enriquecimento intelectual, físico e esportivo. Buscamos oferecer uma atividade a essas crianças, que seja enriquecedora na sua formação de caráter, moral, física e intelectual, através das aulas, atividades extracurriculares, palestras e competições.

        Acreditamos que um trabalho social, pautado em valores e qualidade educacional, pode fazer uma grande diferença na formação de um indivíduo na sociedade, incutindo nele, a confiança necessária para fazer a diferença.

VII – Metodologia

        Através de atividades lúdicas relacionadas a luta, brincadeiras, disputas e aulas programadas, promovemos um clima de curiosidade e de competição, propícias ao desenvolvimento de atributos como o desafio individual, a percepção de limites, a quebra de barreiras, e incutimos valores como senso de justiça, lealdade, coragem, compaixão, cortesia, honra, responsabilidade e dever, preceitos esses, tradicionais nas artes marciais, que vem se perdendo e até se invertendo na sociedade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com