Psicologia Aplicada à Saúde
Por: Henrique sandrin • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 392 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Educação Física Bacharelado Física Bacharel
Psicologia Aplicada à Saúde.
Professor: Camila Maria Fernandes Fantacini
Atividade no Portfólio
Del Prette e Del Prette (2005) colocam que existem cinco componentes importantes que dizem respeito às emoções, são eles: acontecimentos precipitadores, avaliação, mudanças fisiológicas, tendência para a expressão, ação e regulação. Os autores apontam que as reações fisiológicas referentes ao estado emocional associadas as interpretações sobre o valor do evento e que desencadearam essas respostas fazem a mediação entre a expressão emocional e as ações, representando assim, a forma com que uma pessoa resolve um conflito interpessoal.
Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado.
Clara recebe depois de cinco anos o diagnóstico de seu filho, TEA (Transtorno Espectro Autista). Diante dessa nova realidade ela começa a deformar a realidade e se torna incapaz de resolver até os problemas mais simples a sua volta.
Conversar com ela, dar um apoio, citar exemplos de outras mães como ela, faz com que se sentisse incompreendida e desvalorizada.
Apresentou vários sintomas psicossomáticos, entre eles, com falta de ar, desamino constante, irritabilidade, falta de sono, sempre tendo que ir ao médico com a queixa principal de palpitações, náuseas e enjoos.
Sabemos hoje que a boa saúde depende de vários fatores entre eles a saúde psicológica que vem sendo muito utilizada na medicina para dar suporte aos seus pacientes. De acordo com Diener (2000), o conceito de ajuste psicológico se refere ao equilíbrio de afetos negativos e positivos referidos por um indivíduo diante de uma dada situação, o autor afirma ainda que durante o período de adaptação os indivíduos experimentam sensações desagradáveis e que os usos de estratégias de enfrentamento possibilitem o ajustamento psicológico gradual e a adaptação ao novo contexto. O primeiro passo acompanhamento psicológico e uma atividade física para aliar o estresse, além do suporte social para uma melhor compreensão da realidade e um momento de bem-estar físico.
Foi orientada a matricular o filho em uma instituição especializada e durante o período de atendimento dele Clara aproveitava para fazer sua atividade física e uma caminhada ao ar livre, aos poucos está superando alguns dos sintomas e bem mais disposta e segura para dar a assistência necessária ao seu filho.
...