RESENHA DO ARTIGO: “A gênese do esporte moderno”
Por: 33741503 • 30/8/2017 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 1.013 Visualizações
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso: Educação Física – LICENCIATURA
Disciplina: Bases Socioculturais
Professora: Liliane Geisler
Acadêmica: Ana Carolina Mohr
RESENHA DO ARTIGO: Cap 1
“ A gênese do esporte moderno”
ITAJAÍ, 2017
Surgida no âmbito da cultura européia em meados do século XVIII, o esporte moderno que se refere a uma atividade corporal de caráter competitivo, expandiu-se pelo mundo. Sendo ele um resultado de modificações da cultua corporal das classes populacionais, que por muitas vezes estavam ligados as festas populares, colheita e religião. Com o processo de industrialização e urbanização, os jogos populares acabaram não sendo mais compatíveis com as condições de vida deste momento.
Com o desenvolvimento desta cultura, o esporte acabou assumindo suas características que por fim foram resumidas em competição, rendimento físico técnico, Record, racionalização e cietificização do treinamento, ou seja, a cultura corporal de movimento acabou se esportivizando.
Durante este processo de expansão dividiu-se o esporte em duas perspectivas: o esporte de alto rendimento ou espetáculo, ou esporte enquanto atividade de lazer. No âmbito educacional, o esporte está ligado a uma dessas duas perspectivas de esporte referidas acima, predominando neste contexto o esporte de rendimento, ou seja, o esporte que fornece o modelo para o esporte escolar é o de alto rendimento.
A acentuação dessas inter-relações é importante, já que parecem possuírem diferentes manifestações autonomia absoluta. Essas duas vertentes com características diferentes, quanto uma busca a satisfação através de vitorias, competições, campeonatos e melhoria financeira o outro é realizado mais pelo prazer, buscando uma vida saudável, ligando se a saúde e a socialização.
...