Recursos Ergogenicos Nutricionais na Natação
Por: tiagocimento • 22/9/2018 • Monografia • 5.144 Palavras (21 Páginas) • 1.011 Visualizações
RECURSOS ERGOGÊNIGOS NUTRICIONAIS NA PERFORMANCE DE ATLETAS DA NATAÇÃO
TIAGO NASCIMENTO DE SOUZA*
RENATA LEITE TAVARES**
RESUMO
A busca pela perfeição no âmbito esportivo tornou-se cada vez mais constante com o passar dos anos, a competitividade entre os atletas cresceu desproporcionalmente as suas capacidades e habilidades físicas e cognitivas. Com esse crescimento da competitividade veio a preocupação em encontrar recursos que pudessem trazer algum benefício na performance do esportista, a partir daí foi percebido a grande importância e influência que os recursos ergogênicos nutricionais possuem e exercem sobre a performance dos atletas. Mas, assim como as modalidades esportivas são diversas, os recursos ergogênicos nutricionais também são, e isso acaba dificultando a identificação do nutriente ideal para cada tipo de atividade física. Diante desta realidade, tomando como base a natação por ser um dos esportes mais praticados no mundo, surgiu o interesse de pesquisar e apontar qual é o tipo de nutriente que proporciona os melhores resultados na performance do atleta da natação. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa, que após investigação, foi percebido que o nutriente apontado como sendo a suplementação nutricional mais eficiente para atletas da natação, segundo a literatura, é o carboidrato.
Palavras Chaves: suplementação nutricional, natação, performance, atleta.
*Discente do curso Bacharelado em Educação Física.
**Professora Orientadora.
ABSTRACT
The search for perfection in the sport has become more and more constant over the years, a competitiveness among athletes has grown disproportionately if compared with their physical and cognitive and abilities, with that growth of competitiveness came the concern to find resources that could bring a benefit in the performance of the athlete. From there was perceived a great importance and influences on ergogenic nutritional resources in the athletes performance. But just as sports are diverse, ergogenic nutritional resources are also, and this makes it difficult to identify the ideal nutrient for each type of physical activity. In view of this reality, based on swimming because it is one of the most practiced sports in the world, the interest arose to research and to point out the type of nutrient that provides the best results in the performance of the swimming athlete. It was a descriptive bibliographical research with a qualitative approach, which after research, it was perceived that the nutrient indicated to be a more efficient nutritional supplementation for swimming athletes, according to a literature, is the carbohydrate.
Key words: nutritional supplementation, swimming, athlete.
1 INTRODUÇÃO
Milésimos de segundos podem separar o primeiro do último colocado em algumas modalidades esportivas, esta curta fração de tempo é capaz de definir o sucesso ou o fracasso como resultado de anos de treinamento e dedicação de um atleta e das pessoas envolvidas em seu trabalho.
Para Alves (2010), isto acontece por que os atletas de alto rendimento no esporte, possuem níveis de habilidades e métodos de treinamento muito similares. Portanto, a busca por meios que possam trazer algum benefício, mesmo que mínimo, no rendimento dos atletas, se torna cada vez mais comum e importante neste cenário.
De acordo com Guerra et al. (2015), a utilização destes recursos ergogênicos, através da ingesta de nutrientes, com o objetivo de trazer benefícios a performance do corpo pela intensificação da potência física, são hábitos milenares. Algo que é considerado comum hoje em uma sociedade cada vez mais competitiva, principalmente no ambiente esportivo, onde os atletas são motivados a vencer a qualquer custo. Sendo assim, sempre haverá disposição nos atletas para experimentar ou utilizar-se de intervenções nutricionais, visando obter melhores resultados nas suas atividades.
Os recursos ergogênicos nutricionais podem trazer benefícios ao atleta em cinco diferentes capacidades físicas, classificadas e categorizadas por Alves (2010), como sendo as seguintes vantagens: nutricionais, farmacológicas, fisiológicas, psicológicas e biomecânicas.
Alves (2010), ainda explica que também existe uma divisão que classifica os nutrientes em seis classes diferentes, são elas: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água, e que todos estes citados estão relacionados, direta ou indiretamente, com a produção de energia, mas que alguns se apresentam mais importantes para os atletas, uma vez que eles possuem uma demanda energética superior durante os exercícios.
Segundo Lorenzeti et al. (2015), diversos outros fatores, que não devem ser menos importantes que o fator nutricional, podem influenciar na performance de um atleta, como fatores genéticos, fisiológicos, psicológicos, bioquímicos, volume de treinamento e até fatores biomecânicos, mas o autor ainda assim enfatiza que mesmo trazendo benefícios consideráveis para o atleta, muitas vezes esse fator nutricional é subjugado e acaba prejudicando todo um trabalho por uma ingesta inadequada de nutrientes.
Ainda para Lorenzeti et al. (2015), quando se trata do uso de nutrientes como ferramenta para a melhoria da performance estamos falando de recursos ergogênicos nutricionais, uma vez que a utilização de alguns tipos de suplementos nutricionais pode exercer um papel fundamental na potencialização das habilidades e consequentemente, trazer melhores resultados ao atleta.
Visando uma percepção mais pratica deste tema, podemos citar as olimpíadas de Pequim em 2008, onde o nadador Michael Phelps conquistou suas 8 medalhas de ouro nesta edição das olimpíadas, na prova dos 100m borboleta, a diferença de tempo entre ele e o segundo colocado, o sérvio Milorad Cavic, foi de apenas um centésimo de segundo. Esse exemplo citado pode nos fazer pensar se seria possível obter melhores resultados através de uma melhor suplementação nutricional, ou até mesmo levantar uma discussão sobre qual tipo de recurso ergogênico nutricional favorece melhores resultados para os atletas da natação.
Acredita-se que a suplementação nutricional tem o poder de potencializar os resultados em atletas da natação quando se é utilizada da forma correta.
De acordo com Alves (2010), o crescimento da competitividade por causa da constante busca por melhores resultados, vem contribuindo cada vez mais para a comercialização de alguns suplementos nutricionais com propósitos variados, porém, em alguns casos, não existem evidencias cientificas que revelem a eficácia das substancias.
Embora os estudos já existentes sejam muito controversos, por defenderem o uso de diferentes tipos de nutrientes nesse contexto, um estudo de Silva e Azevedo (2007), aponta uma possível influencia benéfica na utilização de carboidratos como suplementação nutricional durante os treinos na natação.
...