Os suplementos alimentares são recursos ergogênicos
Tese: Os suplementos alimentares são recursos ergogênicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danidutra • 11/9/2013 • Tese • 499 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
Etapa 1
A antiga ideia de que atividade física era exclusividade dos jovens e atletas profissionais deixou de existir. Buscando melhorias na qualidade de vida e condicionamento físico, grande número de pessoas recorre aos suplementos alimentares expandindo no mercado o maior consumo destes produtos.
Os suplementos alimentares são recursos ergogênicos, “ indispensáveis” àqueles que desejam melhor desempenho esportivo ou buscam meios rápidos para alcançarem melhorias estética em curto período de tempo.
Tendo como base fonte de pesquisas quantitativas relevantes já publicadas ( Revista Suplementação – edição 16 – ano 2013) o estudo foi feito em um grupo de 54 indivíduos que responderam questionário elaborado, selecionados aleatoriamente e\ou indicado por instrutores de academias, com intuito de identificar o perfil dos indivíduos que fazem uso de suplemento alimentar associado a atividade física.
Os consumidores desses produtos são na maioria de faixa etária compreendida entre 17 e 34 anos, sendo maior o consumo de tais produtos entre 20 e 30 anos. Estando a maior parte pertencendo à classe social B, tendo renda salarial de 1 a 3 salários mínimo, logo economicamente ativo, disponibilizando de até 20% desta renda para o consumo deste produto. No que diz respeito ao grau de escolaridade mais da metade estão cursando o ensino superior ou já o concluíram. Os homens são a maioria representando 79% contra apenas21% das mulheres, o baixo percentual feminino pede ser explicado pelo fato das mulheres sentirem medo de ficar com o corpo hipertrofiado (efeito masculinizante)
O mercado de suplementos alimentares teve importantes movimentos no século 19, os Mascates fabricavam e vendiam tônicos energéticos através da formulação de ervas, ofertando seus produtos através de carroças, viajando de cidades em cidade. A venda mais profissional deste tipo de alimentos iniciou-se há 75 anos atrás, a venda por catálogo distribuídos aos consumidores facilitou a compra. Como em todo ramo, o de suplementos obedece a modismos também; Um bom exemplo é o caso da ração humana, que quando foi descoberta virou produto “obrigatório” no comércio de suplementos alimentares
Atualmente este mercado movimenta cerca de 100 bilhões de dólares por ano e conta com cadeias de lojas/empresas especializadas em todo mundo. A empresa Bodybuilders é a líder neste segmento, manipulando e distribuindo em grande escala, atendendo ás exigências comercias e garantindo a satisfação do consumidor; Sendo a empresa D.N.A oucupa hoje uma posição de destaque no mercado, sendo uma das maiores brasileira neste ramo.
No Brasil, sabe-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas de suplementos é a liberação de produtos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que possui regras que limitam a atuação desses fabricantes e importadores no mercado.
Os suplementos podem ser definidos como produtos feitos de vitaminas, minerais, produtos herbais, extratos de tecidos, proteínas e aminoácidos e outros produtos, que consumidos visam priorizar o aumento do tecido muscular, ofertar e produzir energia reduzindo a gordura corporal, sempre conciliando com a prática de exercícios físicos.
Gráficos
...