TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamentos posturais

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Tratamentos Não-Cirúrgicos da Coluna

Existem diferentes opções no tratamento de síndromes dolorosas da coluna. Dependendo do caso, podem ser utilizadas algumas técnicas não-cirúrgicas na tentativa de alívio da dor, na restauração da biomecânica ideal e na busca do bem estar do paciente. Dentre estas técnicas, estão os trabalhos de restabelecimento muscular e postural (por exemplo, a hidroterapia ou a fisioterapia) e as técnicas com utilização de medicamentos (por exemplo, a administração oral ou as injeções espinhais).

Quem realiza os tratamentos posturais?

O alivio de dores e desconfortos, tão comuns no nosso dia a dia atual, nem sempre está tão distante e nem sempre requer práticas cirúrgicas para alcançá-lo. Existem profissionais altamente qualificados que podem trazer ao paciente a qualidade de vida que as dores o privaram. Fisioterapeutas e Massoterapeutas trabalham com o objetivo de tratar problemas de coluna através de técnicas e mobilizações que reeducam o organismo a trabalhar de uma maneira mais eficaz e fisiológica, “ensinando” nosso corpo a funcionar melhor.

Objetivos do tratamento

Os tratamentos posturais são técnicas de relaxamento e contração de grupos musculares específicos que se encontram doentes. Através de manobras manuais e da utilização de técnicas terapêuticas tais como a eletroterapia, mecanoterapia e a cinesioterapia, o profissional atua aliviando as dores e desconfortos do paciente, auxiliando na correção postural e fortalecendo as musculaturas necessitadas (estabilização segmentar).

De onde vem a dor?

Não são apenas as pessoas que apresentam patologias de coluna que sentem dor. Fatores psicológicos como a ansiedade, estresse e depressão quase sempre acompanham doenças ou dores crônicas. A diminuição desses fatores é fundamental para que haja respostas positivas aos tratamentos. É muito comum a dor nas costas, pernas, braços e cabeça devido ao estresse diário, má postura, permanência em uma mesma posição por muito tempo ou pouco descanso. Os tratamentos posturais ajudam o corpo diminuindo os desconfortos físicos causados pela dor, podendo aliviar a ansiedade e o estresse, fortalecendo emocionalmente o paciente e dando a ele uma melhor qualidade de vida.

Buscando Qualidade de Vida

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “Qualidade de Vida” (QV) é a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações, todos inseridos no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive. Atualmente, a busca pela Qualidade de Vida está associada à manutenção da saúde, que é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Proporcionar saúde geral, prevenir doenças e aliviar a dor é oferecer Qualidade de Vida.

Como funciona o tratamento?

Para adotar estratégias terapêuticas, é imprescindível a abordagem de dois aspectos: subjetividade e multidimensionalidade. A avaliação deve ser feita de forma individual, abrangente e auto-avaliativa. Neste momento leva-se em conta a percepção do avaliado sobre vários aspectos da sua vida, com abrangência em suas condições físicas, afetivas, cognitivas, psicológicas e sociais. Realiza-se uma avaliação cinético-funcional inicial, em que é traçado através de uma anamnese todo o histórico do paciente, o tipo de dor que sente e seu estado de saúde atual. São realizados testes específicos de força, de resistência, de capacidade de movimento, de dor, de amplitude de movimento e da prática de atividade física. Com esses dados em mãos, o tratamento é destinado e individualizado para cada paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com