Vamos explicar nessa aula técnica básica a arte do Karatê
Por: Tânia Reis • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
TÂNIA BORGES DOS REIS – 1175619
Educação Física - Bacharelado
ATIVIDADE – PORTFÓLIO
ESPORTES DE LUTAS
KARATÊ
Tutor a distância: Prof. Mauro Felício Barbosa Mulati
Centro Universitário Claretiano
BELO HORIZONTE
2015
Vamos explicar nessa aula técnica básica a arte do Karatê.
Antes de começarmos a aula, devemos sempre fazer um aquecimento, vamos fazer duas atividades de 5 minutos cada.
1 - Estimulando o equilíbrio
Em duplas, frente a frente e em posição de flexão de braço (em seis apoios, com os joelhos no chão), um deve tentar tirar o equilíbrio do outro, puxando os braços do colega e tomando o cuidado para não cair; o praticante que tocar o abdômen no chão perde.
2 – Agilidade
Frente a frente, em duplas, os praticantes devem pegar o jornal ou pano que está na cintura do outro. Isso deve ser feito em posição de luta, ou seja, pernas ligeiramente afastadas, uma à frente da outra, e braços protegendo o rosto. Pode ser realizado com material atrás do corpo, como um "rabo", dificultando a tarefa e exigindo maior trabalho de pernas para conseguir retirar o "rabo" do colega.
Fundamentos
Após as atividades recreativas damos inicio as técnicas do Karatê. Cada movimento é primeiramente demonstrado pelo professor para que depois os alunos os executem e caso haja falha de execução, o mesmo será corrigido pelo professor. Tempo de duração das práticas de 40 minutos.
1-Utilize alguns segundos para focar a sua concentração no adversário imaginário. Mantenha-se com os ombros relaxados e com as mãos abertas sobre as coxas. Faça a saudação mantendo o seu olhar em frente, mas evite curvar-se em demasia.
2- Para se preparar para a posição shizentai ("posição natural de pé"), afaste inicialmente a perna esquerda da direita, e em seguida faça um rápido movimento da perna direita, afastando-a da esquerda. Mova a perna esquerda para a esquerda e flexione os joelhos. Ao mesmo tempo, mova o braço esquerdo num movimento circular para a esquerda, para efetuar a defesa (tetsui otoshi uke)
3- Avance com a perna direita, atacando o adversário (jumtsuki chudan). Para o próximo movimento, ande para trás, girando o corpo 180 graus.
4- Avance com a perna esquerda e ataque o adversário com um soco. Prepare-se para voltar para a esquerda.
5- Realizando a inversão para a esquerda, realize a defesa.
6- Avance com a perna direita e execute uma defesa com o braço direito para a proteção da cabeça.
7- Avance com a perna esquerda e execute a mesma defesa, com o braço esquerdo.
8- Avance pela terceira vez, efetuando a mesma defesa, com o braço direito e usando o kiai (o grito, como muitas vezes é chamado, é utilizado para enfatizar a defesa e pode causar medo ou distração do adversário).
...